15 de julho de 2025
Abrir Player em Nova Janela

STF arquiva ação contra reeleição de Dinho Dowsley na Câmara de João Pessoa

 STF arquiva ação contra reeleição de Dinho Dowsley na Câmara de João Pessoa

Foto: Reprodução

#Compartilhe

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu arquivar, nesta quarta-feira (25), a ação movida pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) que questionava a legalidade da reeleição de Dinho Dowsley (PSD) à presidência da Câmara Municipal de João Pessoa. Com a decisão, o processo é encerrado definitivamente, sem possibilidade de recurso.

A Primeira Turma do STF já havia rejeitado, por unanimidade, o pedido em maio, com placar de 5 votos a 0. Todos os ministros seguiram o voto do relator, ministro Flávio Dino, que entendeu não haver irregularidade na recondução de Dinho ao cargo.

A defesa do vereador João Almeida (PDT), segundo colocado na eleição da Mesa Diretora, sustentava que a reeleição de Dinho representaria um terceiro mandato consecutivo, o que, de acordo com jurisprudência da Corte, é proibido. A argumentação chegou a ser acolhida em primeira instância, na véspera da votação realizada em 1º de janeiro de 2024. No entanto, o Tribunal de Justiça da Paraíba reformou a decisão e autorizou a candidatura de Dinho, que foi reeleito com 24 votos dos 29 possíveis.

O entendimento do STF, que validou a recondução, baseia-se em uma decisão anterior da Corte sobre a contagem de mandatos. De acordo com esse entendimento, apenas mandatos iniciados após 7 de janeiro de 2021 entram no cálculo para fins de inelegibilidade à reeleição. Como o primeiro mandato de Dinho Dowsley teve início em 1º de janeiro de 2021, ele é considerado elegível para uma nova reeleição no período atual.

Com a decisão definitiva do STF, Dinho segue à frente da presidência da Câmara Municipal de João Pessoa e está autorizado a concluir seu mandato.

As informações são do portal ParlamentoPB

Por Paraíba Master

Relacionados