Para um terço dos brasileiros, preço da picanha subiu “muito” no governo Lula, aponta pesquisa

Foto: Divulgação
Um levantamento divulgado nesta segunda-feira (30) pelo Instituto Paraná Pesquisas revela que 33,2% dos brasileiros percebem que o preço da picanha está “muito mais alto” durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em comparação com a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
A pesquisa, que ouviu 2.020 pessoas entre os dias 18 e 22 de junho em todos os estados e no Distrito Federal, apontou ainda que 16,8% dos entrevistados acreditam que o produto ficou “um pouco mais caro”. Já 21,7% afirmaram não perceber diferença no preço da carne entre os dois governos.
Por outro lado, 14,1% dos participantes disseram que o valor está “um pouco mais baixo” atualmente, enquanto 3,8% relataram que a picanha está “muito mais barata”. Outros 10,5% não souberam responder ou não se lembravam da variação.
De acordo com dados recentes do IBGE, divulgados em junho e citados pelo portal CNN Brasil, o preço da picanha acumula alta de 15,6% nos últimos 12 meses, refletindo a pressão inflacionária sobre itens da cesta de proteínas no país.
A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
Por Paraíba Master