1 de julho de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Governo federal lança edital do Concurso Público Nacional Unificado com 3.642 vagas

 Governo federal lança edital do Concurso Público Nacional Unificado com 3.642 vagas

Joel Rodrigues/Agência Brasília

#Compartilhe

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos divulgou nesta segunda-feira (30), em edição extra do Diário Oficial da União, o edital da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU). O certame vai oferecer 3.642 vagas distribuídas entre 32 órgãos da administração pública federal, com 2.480 vagas imediatas e 1.172 para cadastro de reserva.

As inscrições estarão abertas de 2 a 20 de julho, e a Fundação Getulio Vargas (FGV) será a banca organizadora. A taxa de participação foi fixada em R$ 70. De acordo com o portal Agência Brasil, os candidatos poderão solicitar isenção da taxa entre os dias 2 e 8 de julho.

As provas objetivas serão aplicadas no dia 5 de outubro, das 13h às 18h, em 228 municípios, abrangendo todos os estados e o Distrito Federal. Para os aprovados na primeira fase, haverá prova discursiva no dia 7 de dezembro. A previsão é que a primeira lista de classificados seja divulgada em 30 de janeiro de 2026.

Blocos temáticos e modelo de seleção

Assim como na primeira edição, os cargos ofertados estão organizados em nove blocos temáticos, de acordo com áreas de atuação semelhantes. O modelo permite que o candidato dispute múltiplos cargos dentro de um mesmo bloco por meio de uma única inscrição, escolhendo a ordem de preferência com base em formação, experiência e interesses profissionais.

Cotas e ações afirmativas

O edital também prevê reserva de vagas para diferentes grupos sociais. Do total de oportunidades, 65% são destinadas à ampla concorrência, 25% a pessoas negras, 5% a pessoas com deficiência, 3% a indígenas e 2% a quilombolas. A verificação documental e os procedimentos de confirmação das cotas estão previstos entre os dias 8 e 17 de dezembro.

Etapas e cronograma

Além das provas, os candidatos classificados também deverão enviar títulos entre 13 e 19 de novembro. As convocações para as etapas seguintes serão publicadas a partir de 12 de novembro.

A ministra da Gestão, Esther Dweck, detalhou em coletiva de imprensa as inovações desta edição, destacando o foco em ampliação da acessibilidade e redução de custos logísticos para os participantes.

Por Paraíba Master

Relacionados