1 de julho de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Hospital referência em atendimento premium escolhe João Pessoa como parte de seu projeto de expansão

 Hospital referência em atendimento premium escolhe João Pessoa como parte de seu projeto de expansão

Foto: reprodução

#Compartilhe

Fundado em 2018, em Porto Alegre (RS), o Blanc é um hospital geral com foco cirúrgico que rapidamente se consolidou como referência em gestão hospitalar e experiência premium do paciente. Em apenas sete anos, a rede ultrapassou a marca de 150 mil cirurgias eletivas realizadas, atendendo 17 especialidades de alta, média e baixa complexidade.

Com unidades já em funcionamento na capital gaúcha e em São Paulo, o Blanc dá mais um passo importante em seu plano de expansão nacional e anuncia sua chegada ao Nordeste. Uma das novas unidades será instalada em João Pessoa (PB), no OMNI Life & Health — futuro maior Medical Center do Norte e Nordeste, que reunirá mall, medical center e torre residencial no bairro de Manaíra. O empreendimento será construído pela Massai, incorporadora paraibana reconhecida como uma das 100 maiores do Brasil.

Na entrevista a seguir, Matheus Fabrício, CEO de Franquias da Rede Blanc, detalha o modelo de negócio da marca, os diferenciais da operação hospitalar e as expectativas para a atuação em solo paraibano.

O Blanc é um hospital de referência em gestão de excelência. Como é o processo de escolha de um parceiro, dentro do plano de expansão?

Estamos falando de uma parceria que precisa ser duradoura e eficiente para todos. Hospital é um investimento alto e complexo, então buscamos mitigar riscos com muita criteriedade na escolha. O que funciona bem é um mix entre pessoas da área da saúde, que conhecem a realidade da praça, e empresários com solidez financeira e perfil de gestão. Porque é um negócio complexo de operar e administrar, e para que se tenha uma rede sólida, que é referência no Brasil todo, nós temos que ter as pessoas certas ao nosso lado. O Blanc é focado em gestão, indicadores, resultados e margem, então queremos ter ao nosso lado parceiros que tenham o mesmo pensamento, mas com o “tempero” da saúde, cuidado com o paciente e o médico, porque isso é fundamental e o que nos diferencia.

Como está o planejamento estratégico de expansão da rede pelo Brasil?

O Blanc tem um modelo específico, com diferenciais importantes. Adaptamos o projeto ao porte e à realidade de cada praça. Como somos um hospital cirúrgico, buscamos cidades com potencial significativo nesse tipo de atendimento. O foco são capitais ou polos regionais que atendem municípios vizinhos. Às vezes, uma cidade com 350 ou 400 mil habitantes pode receber o Blanc, desde que seja um polo regional de atratividade relevante. No Nordeste, nosso plano de médio a longo prazo é estar em todas as capitais e em regiões metropolitanas estratégicas. Analisamos população, PIB e estrutura hospitalar já existentes.

Como vocês encaram o desafio de levar esse modelo para o Nordeste, onde a cultura do atendimento premium na saúde ainda está em desenvolvimento?

Esse ponto é fundamental. Mesmo com um modelo de gestão que funciona, é preciso fazer uma tropicalização. O que funciona em Porto Alegre ou São Paulo não vai funcionar da mesma forma em Salvador, Recife ou Fortaleza, por exemplo. Tem que haver uma adaptação. Ainda que o mercado premium esteja em fase mais inicial na região, todo mundo quer ser bem atendido, com qualidade e conforto. O Blanc entrega isso a um preço competitivo. Para pacientes particulares, o valor é comparável — às vezes até menor — que o de hospitais que não oferecem a mesma experiência. E para as operadoras de saúde, que são nossas parceiras, também é um bom custo-benefício. Nosso foco é democratizar o acesso a uma saúde de excelência, e isso não tem fronteiras.

O senhor já conheceu João Pessoa? Qual sua impressão da cidade e a expectativa para a nova unidade?

Sim, eu e a diretoria temos viajado bastante nessa fase de expansão e João Pessoa nos impressionou muito positivamente. É uma cidade organizada, limpa, com trânsito tranquilo. Em relação ao OMNI Life & Health, onde vamos nos instalar, ele fala por si só. Não é um empreendimento de João Pessoa, é um empreendimento de nível nacional. Tenho 18 anos de experiência no mercado imobiliário e já participei do lançamento de vários mixed use no Brasil. O OMNI tem um capricho e um cuidado comparáveis aos melhores projetos de São Paulo, Rio, Brasília e Porto Alegre. Então estamos muito animados. O Blanc e OMNI se complementam.

Paraíba Master com informações da Assessoria

Relacionados