Hospital referência em atendimento premium escolhe João Pessoa como parte de seu projeto de expansão

Foto: reprodução
Fundado em 2018, em Porto Alegre (RS), o Blanc é um hospital geral com foco cirúrgico que rapidamente se consolidou como referência em gestão hospitalar e experiência premium do paciente. Em apenas sete anos, a rede ultrapassou a marca de 150 mil cirurgias eletivas realizadas, atendendo 17 especialidades de alta, média e baixa complexidade.
Com unidades já em funcionamento na capital gaúcha e em São Paulo, o Blanc dá mais um passo importante em seu plano de expansão nacional e anuncia sua chegada ao Nordeste. Uma das novas unidades será instalada em João Pessoa (PB), no OMNI Life & Health — futuro maior Medical Center do Norte e Nordeste, que reunirá mall, medical center e torre residencial no bairro de Manaíra. O empreendimento será construído pela Massai, incorporadora paraibana reconhecida como uma das 100 maiores do Brasil.
Na entrevista a seguir, Matheus Fabrício, CEO de Franquias da Rede Blanc, detalha o modelo de negócio da marca, os diferenciais da operação hospitalar e as expectativas para a atuação em solo paraibano.
O Blanc é um hospital de referência em gestão de excelência. Como é o processo de escolha de um parceiro, dentro do plano de expansão?
Estamos falando de uma parceria que precisa ser duradoura e eficiente para todos. Hospital é um investimento alto e complexo, então buscamos mitigar riscos com muita criteriedade na escolha. O que funciona bem é um mix entre pessoas da área da saúde, que conhecem a realidade da praça, e empresários com solidez financeira e perfil de gestão. Porque é um negócio complexo de operar e administrar, e para que se tenha uma rede sólida, que é referência no Brasil todo, nós temos que ter as pessoas certas ao nosso lado. O Blanc é focado em gestão, indicadores, resultados e margem, então queremos ter ao nosso lado parceiros que tenham o mesmo pensamento, mas com o “tempero” da saúde, cuidado com o paciente e o médico, porque isso é fundamental e o que nos diferencia.
Como está o planejamento estratégico de expansão da rede pelo Brasil?
O Blanc tem um modelo específico, com diferenciais importantes. Adaptamos o projeto ao porte e à realidade de cada praça. Como somos um hospital cirúrgico, buscamos cidades com potencial significativo nesse tipo de atendimento. O foco são capitais ou polos regionais que atendem municípios vizinhos. Às vezes, uma cidade com 350 ou 400 mil habitantes pode receber o Blanc, desde que seja um polo regional de atratividade relevante. No Nordeste, nosso plano de médio a longo prazo é estar em todas as capitais e em regiões metropolitanas estratégicas. Analisamos população, PIB e estrutura hospitalar já existentes.
Como vocês encaram o desafio de levar esse modelo para o Nordeste, onde a cultura do atendimento premium na saúde ainda está em desenvolvimento?
Esse ponto é fundamental. Mesmo com um modelo de gestão que funciona, é preciso fazer uma tropicalização. O que funciona em Porto Alegre ou São Paulo não vai funcionar da mesma forma em Salvador, Recife ou Fortaleza, por exemplo. Tem que haver uma adaptação. Ainda que o mercado premium esteja em fase mais inicial na região, todo mundo quer ser bem atendido, com qualidade e conforto. O Blanc entrega isso a um preço competitivo. Para pacientes particulares, o valor é comparável — às vezes até menor — que o de hospitais que não oferecem a mesma experiência. E para as operadoras de saúde, que são nossas parceiras, também é um bom custo-benefício. Nosso foco é democratizar o acesso a uma saúde de excelência, e isso não tem fronteiras.
O senhor já conheceu João Pessoa? Qual sua impressão da cidade e a expectativa para a nova unidade?
Sim, eu e a diretoria temos viajado bastante nessa fase de expansão e João Pessoa nos impressionou muito positivamente. É uma cidade organizada, limpa, com trânsito tranquilo. Em relação ao OMNI Life & Health, onde vamos nos instalar, ele fala por si só. Não é um empreendimento de João Pessoa, é um empreendimento de nível nacional. Tenho 18 anos de experiência no mercado imobiliário e já participei do lançamento de vários mixed use no Brasil. O OMNI tem um capricho e um cuidado comparáveis aos melhores projetos de São Paulo, Rio, Brasília e Porto Alegre. Então estamos muito animados. O Blanc e OMNI se complementam.
Paraíba Master com informações da Assessoria