1 de julho de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Hugo Motta não atende ligação de Lula em dia de votação sobre IOF na Câmara

 Hugo Motta não atende ligação de Lula em dia de votação sobre IOF na Câmara

Foto: Reprodução

#Compartilhe

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), teria ignorado uma ligação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no último dia 25 de junho, data em que a Câmara votou pela derrubada do decreto que prorrogava a cobrança do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre crédito para pessoas físicas.

Segundo informações apuradas pelo portal Metrópoles, Lula tentou entrar em contato diretamente com o parlamentar para pedir o recuo da votação, considerada contrária aos interesses do Palácio do Planalto. No entanto, Motta preferiu não atender o telefonema do presidente.

Aliados do deputado afirmaram à publicação que ele já sabia qual seria o conteúdo do apelo presidencial e, diante da posição consolidada da Casa, não teria condições de ceder à solicitação naquele momento.

A votação representou uma derrota política para o governo federal, que buscava manter a medida como forma de compensar perdas de arrecadação com a desoneração da folha de pagamento de setores da economia e de municípios.

A movimentação do presidente da Câmara reforça sua atuação independente frente ao Executivo, mesmo sendo integrante de um partido que mantém diálogo com o governo.

Por Paraíba Master

Relacionados