Associações envolvidas em descontos fraudulentos contra aposentados serão banidas do INSS, afirma ministro da Previdência Social

Foto: Podcast Direto de Brasília
O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, afirmou nesta terça-feira (1º) que associações suspeitas de envolvimento em descontos indevidos nos benefícios de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) serão permanentemente afastadas de qualquer vínculo com o órgão. A declaração foi dada durante participação no podcast Direto de Brasília, apresentado pelo jornalista Magno Martins, conforme destacou o portal MaisPB.
Segundo o ministro, não apenas os convênios com as entidades investigadas serão encerrados, como também haverá responsabilização legal. “Essas associações fraudulentas serão banidas definitivamente e jamais voltarão a celebrar qualquer tipo de convênio. Vamos entrar com ações regressivas para buscar o patrimônio delas — tanto das pessoas físicas quanto jurídicas — mesmo que esse patrimônio esteja dissimulado”, garantiu Queiroz.
O titular da pasta ressaltou ainda que os responsáveis pelas fraudes serão individualmente responsabilizados, e que a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) estão atuando no caso.
Queiroz também fez questão de diferenciar as associações fraudulentas das entidades que atuam legalmente: “As que realmente prestam serviços e têm suas atividades comprovadas serão preservadas. Se houver qualquer inconsistência, elas terão que prestar contas, mas não serão colocadas no mesmo pacote das fraudulentas.”
As investigações apuram o envolvimento de diversas associações em esquemas de descontos não autorizados em contracheques de beneficiários do INSS, prática que tem gerado reclamações em todo o país.
Por Paraíba Master