Enem 2025: prazo para recorrer à negativa de atendimento especializado termina nesta quarta-feira (2)

Jose Cruz/Agência Brasil
Candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 têm até esta quarta-feira (2) para apresentar recurso contra a negativa de solicitação de atendimento especializado, segundo informou a Agência Brasil. O prazo, que inicialmente terminaria no dia 27 de junho, foi ampliado pelo Ministério da Educação (MEC).
A interposição do recurso deve ser feita exclusivamente pela Página do Participante, com o envio de nova documentação que comprove a necessidade de acessibilidade durante a realização das provas. Os arquivos devem estar nos formatos PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2MB, e precisam ser legíveis e redigidos em língua portuguesa.
Laudo médico e critérios de análise
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os laudos apresentados devem conter:
-
Nome completo do participante;
-
Diagnóstico e descrição da condição, com o respectivo código CID-10;
-
Assinatura e identificação do profissional responsável, com número de registro no CRM, RMS ou órgão competente.
Entre os grupos que podem solicitar o atendimento especializado estão pessoas com deficiência (PCD), idosos, gestantes, lactantes e participantes com transtornos específicos, como TEA (Transtorno do Espectro Autista), dislexia e TDAH.
Recursos disponíveis
Caso o recurso seja aceito, o participante poderá contar com adaptações como:
-
Provas em braile ou com letra ampliada;
-
Sala individual;
-
Leitor de tela;
-
Tempo adicional;
-
Mobiliário adaptado;
-
Guia-intérprete, entre outros.
Será permitido ainda o uso de materiais próprios durante as provas, como óculos especiais, máquina de escrever em braile, bolsa de colostomia, medidor de glicose e bomba de insulina, desde que autorizados previamente e vistoriados no dia do exame pelo chefe de sala.
Aplicação das provas
O Enem 2025 será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro, em todos os estados brasileiros. Excepcionalmente nas cidades paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba, as provas ocorrerão em 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da COP30 (Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas) na capital do Pará.
Enem como porta de entrada para o ensino superior
Considerado o principal exame para ingresso no ensino superior no Brasil, o Enem é utilizado por programas como o Sisu, Prouni e Fies. A nota do exame também é aceita em universidades de Portugal conveniadas com o Inep. Além disso, o Enem voltou a ser utilizado como forma de certificação do ensino médio para participantes maiores de 18 anos.
Por Paraíba Master