4 de julho de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Parceria entre Semhab e FPB produz sabão ecológico para moradores de residenciais

 Parceria entre Semhab e FPB produz sabão ecológico para moradores de residenciais

Foto: reprodução

#Compartilhe

Os moradores dos Residenciais Vista Alegre, em Colinas do Sul, e Vista do Verde, no bairro das Indústrias, receberam, nesta quinta-feira (3), sabão ecológico produzido pelos alunos dos cursos de extensão da Faculdade Internacional da Paraíba (FPB), resultado de uma parceria entre a Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Habitação Social do Município (Semhab).

Na ocasião da entrega, os moradores participaram uma palestra ministrada pelo professor Itácio Queiroz de Melo sobre a utilização do sabão sustentável, que pode ser produzido com o óleo de cozinha descartado todos os dias.

A secretária de Habitação, Socorro Gadelha, disse que a parceria com a Faculdade Internacional da Paraíba é antiga e muito promissora, pois já permitiu o desenvolvimento de diversos tipos de atividades, como cursos, atendimento psicológico e treinamentos que são importantes para melhorar a vida dos moradores dos residenciais construídos pela Prefeitura.

“Hoje nós tivemos mais uma atividade com o professor Itácio Queiroz de Melo do Departamento de Saúde da FPB, que esteve em dois residenciais para explicar a necessidade de preservar o meio ambiente, mostrando na prática que existem produtos que nós descartamos dentro de casa que podem ter uma grande utilidade, como é o caso do óleo de cozinha, que pode ser transformado em sabão ecológico, evitando a poluição do meio ambiente”, destacou Socorro Gadelha.

De acordo com Socorro Gadelha, a intenção é despertar uma consciência ecológica e ao mesmo tempo ensinar a essas pessoas como eles podem contribuir para a preservação do meio ambiente e uma das alternativas é o descarte correto dos rejeitos domésticos como o óleo de cozinha que pode ter um bom aproveitamento. A secretária adiantou que na próxima semana a atividade vai ser realizada com os moradores do Residencial Hélio Miguel (quilombola).

O professor Itácio Queiroz de Melo considerou muito proveitosos os dois encontros e disse que o sabão distribuído foi produzido pelos alunos da área de saúde da FPB em cursos de extensão que eles fazem durante o período de graduação.

“O sabão ecológico pode ser produzido em casa usando o óleo descartado na cozinha, que pode ser um agente poluidor na natureza, mas que adicionado a outros ingredientes podem ser úteis para as atividades domésticas garantindo a limpeza da casa”, destacou.

Paraíba Master com informações da Prefeitura de João Pessoa

Relacionados