5 de julho de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Fórum Empresarial do Brics debate avanço da cooperação diante dos desafios globais

 Fórum Empresarial do Brics debate avanço da cooperação diante dos desafios globais

Foto: Divulgação/Brics Brasil

#Compartilhe

Às vésperas da Cúpula dos Chefes de Estado do Brics, o Rio de janeiro recebe, neste sábado (5/7), o presidente da República  Luiz Inácio Lula da Silva participa, ao lado de lideranças empresariais, autoridades governamentais e especialistas dos países membros do bloco, do Fórum Empresarial do Brics, que acontecerá no Pier Mauá.

O fórum vai abordar temas cruciais para o desenvolvimento econômico sustentável, com destaque para estratégias de comércio e segurança alimentar, transição energética, descarbonização, desenvolvimento de habilidades e economia digital, além de financiamento e inclusão financeira.

O encontro é organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), coordenadora do Conselho Empresarial do Brics (Cebrics) e da Women’s Business Alliance (WBA), grupos de engajamento do setor privado dos países membros, durante a presidência brasileira do bloco.

Sobre o evento

Quatro painéis temáticos com a participação de gigantes do setor industrial dos países membros discutirão temas como o fortalecimento do comércio e segurança alimentar no Brics, transição energética e descarbonização, transição verde e digital e estratégias de financiamento para a agenda de desenvolvimento do Brics.

O Fórum também será palco do anúncio dos vencedores das competições “Brics Solutions Awards” e “Brics Women’s Startup Contest”. Com um total de 500 inscrições provenientes de países como Rússia, Brasil, China, Índia e África do Sul, o “BRICS Solutions Awards” premia 18 soluções criativas e sustentáveis em seis categorias, incluindo bioeconomia, financiamento inovador, segurança alimentar e transformação digital.

O “Brics Women’s Startup Contest”, um esforço conjunto do SEBRAE e da WBA, recebeu inscrições de 1.032 startups, com destaque para Brasil, África do Sul e Índia. As 18 finalistas estarão presentes no evento, disseminando suas ideias criativas inscritas em seis categorias relacionadas a saúde e bem-estar, energia e infraestrutura.

A abertura terá a participação de Ricardo Alban, presidente da CNI; Francisco Neto, presidente do Conselho Empresarial do Brics e CEO da Embraer; Mônica Monteiro, presidente da Aliança Empresarial de Mulheres do BRICS e vice-presidente de Novos Negócios do Times Brasil, além do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, e do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

Sobre a Cúpula dos Chefes de Estado do Brics

No domingo (6) e na segunda-feira (7), o Rio de Janeiro recebe a Cúpula do Brics, evento que atua como foro de articulação político-diplomática de países do Sul Global. Desde 1º de janeiro deste ano, o Brasil assumiu a presidência do bloco com a missão de impulsionar os debates sobre governança global inclusiva, inteligência artificial e financiamento para combater as mudanças do clima, entre outros temas.

O bloco reúne 11 países membros: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã com o objetivo de fortalecer a cooperação econômica, política e social entre seus membros, além de promover um aumento da influência dos países do Sul Global na governança internacional.

O grupo busca melhorar a legitimidade, a equidade na participação e a eficiência das instituições globais, como a ONU, o FMI, o Banco Mundial e a OMC. Além disso, visa impulsionar o desenvolvimento socioeconômico sustentável e promover a inclusão social.

Por Paraíba Master com informações do Portal Gov

Relacionados