Paraíba lidera crescimento do varejo no Brasil pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE

Foto: Divulgação
Impulsionado pelas vendas do Dia das Mães, o varejo da Paraíba voltou a se destacar nacionalmente em maio. De acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta terça-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado registrou um crescimento de 9,1% no volume de vendas em relação ao mesmo período de 2024 — o maior avanço entre todas as unidades da Federação.
Este é o segundo mês consecutivo em que a Paraíba apresenta o melhor desempenho do país. Em abril, o estado já havia liderado o ranking nacional, com alta de 12,8%, superando Santa Catarina, que ficou com 12,5%.
Ainda segundo os dados do IBGE, divulgados também pelo portal ParlamentoPB, outros estados que registraram altas expressivas em maio foram Alagoas (6,7%), Espírito Santo (6,5%) e o Distrito Federal (6,4%). No mesmo período, a média nacional foi de 2,1%. No acumulado do ano (janeiro a maio), a Paraíba soma alta de 6,7%, enquanto o crescimento nacional é de 2,2%.
Comércio ampliado também avança
No comércio varejista ampliado — que inclui a comercialização de veículos, motos, peças, materiais de construção e o atacado de alimentos, bebidas e fumo — a Paraíba também liderou, com crescimento de 6,1% em maio. A média nacional nesse segmento ficou em 1,1%. No acumulado dos cinco primeiros meses de 2025, o avanço paraibano segue em 6,7%, contra 1,1% no cenário nacional.
Segmentos em destaque
Segundo o gerente da PMC, Cristiano Santos, dois segmentos puxaram o bom desempenho do estado: equipamentos de informática e comunicação, beneficiados pela valorização do real frente ao dólar desde fevereiro, e móveis e eletrodomésticos, que têm mostrado recuperação desde o segundo semestre de 2024.
Gestão fiscal e apoio ao setor privado
Para o secretário de Estado da Fazenda, Marialvo Laureano, o resultado reflete a política de equilíbrio fiscal adotada pelo governo da Paraíba nos últimos anos. “Com as contas públicas em dia, conseguimos manter investimentos em obras estruturantes, que geram emprego, renda e estimulam o consumo. Essa estabilidade fiscal também permite apoiar o setor privado com programas de incentivo ao desenvolvimento”, afirmou.
Ele destacou ainda a implementação do Refis Ampliado, autorizado pelo governador João Azevêdo, que oferece descontos de até 99% em juros e multas para empresas com débitos tributários. A medida busca aliviar o caixa dos empreendimentos e contribuir para a manutenção de empregos e do consumo.
Sobre a pesquisa
A Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) acompanha mensalmente a variação do volume e da receita nominal de vendas no comércio varejista e no varejo ampliado, com base em dados de empresas com 20 ou mais funcionários em todo o país. Os resultados completos estão disponíveis no sistema Sidra, do IBGE.
Por Paraíba Master