Ciro Nogueira culpa Lula por tarifa imposta por Trump e critica postura ideológica do presidente

Foto: Pedro França/Agência Senado
O senador Ciro Nogueira (PP-PI) responsabilizou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela decisão dos Estados Unidos de impor uma tarifa de 50% sobre todos os produtos importados do Brasil. Em nota divulgada nas redes sociais nesta quinta-feira (10), Ciro atribuiu a medida do presidente norte-americano Donald Trump ao que chamou de “postura ideológica” do governo brasileiro.
Segundo destacou o portal ClickPB, o senador criticou Lula por, segundo ele, priorizar questões ideológicas em detrimento dos interesses econômicos do país. “O senhor declarou apoio à opositora do então candidato Trump. Era o melhor para o Brasil? Não. Mas o senhor preferiu colocar a ideologia acima do interesse do povo”, afirmou.
Ciro também acusou Lula de manter uma postura hostil em relação ao governo americano. “O senhor não perdeu uma oportunidade para atacar com palavras o presidente da maior economia das Américas. E, ao invés de diplomacia, preferiu apostar em ataques infantis contra um país muito mais poderoso e mais forte do que o Brasil”, escreveu o parlamentar, que é aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
A nova tarifa anunciada por Trump está prevista para entrar em vigor no dia 1º de agosto e, segundo o próprio ex-presidente norte-americano, é uma reação ao que considera uma relação comercial injusta com o Brasil e à atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) em relação a Bolsonaro.
Em resposta, Lula afirmou na quarta-feira (9) que o Brasil irá reagir com base na Lei de Reciprocidade Econômica, sancionada por ele em abril. O presidente também classificou como “falsa” a alegação de que os EUA estariam em desvantagem comercial frente ao Brasil e defendeu a soberania nacional nas relações exteriores.
Por Paraíba Master