10 de julho de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Movimentação de cargas nos portos brasileiros bate recorde histórico em maio, aponta Antaq

 Movimentação de cargas nos portos brasileiros bate recorde histórico em maio, aponta Antaq

Foto: Reprodução

#Compartilhe

A movimentação de cargas nos portos brasileiros atingiu um novo recorde histórico em maio de 2025, segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). No mês, o fluxo total chegou a 118,4 milhões de toneladas, o maior já registrado pela série histórica da agência. O volume representa um crescimento de 6,94% em relação a maio de 2024.

Entre os produtos com maior avanço na movimentação destacam-se o carvão mineral, com alta de 26,78%, os fertilizantes (16,32%) e o gás de petróleo (16,31%). As informações foram publicadas pelo portal CNN Brasil.

No acumulado de janeiro a maio, os portos do país movimentaram 531,9 milhões de toneladas. O avanço também foi puxado pelos granéis sólidos e pelas cargas conteinerizadas, que alcançaram marcas inéditas para o mês: 73,4 milhões de toneladas (alta de 7,62%) e 13 milhões de toneladas (crescimento de 5,15%), respectivamente.

Já os granéis líquidos apresentaram aumento de 5,7% na comparação anual, enquanto as cargas gerais registraram elevação de 8,23%.

Portos públicos e terminais privados também avançam

O levantamento da Antaq revela que os portos públicos movimentaram 42,3 milhões de toneladas em maio — crescimento de 9% em comparação com o mesmo mês de 2024. O Porto de Rio Grande (RS) foi o destaque, com aumento de 46,86% no volume transportado. Segundo a agência, o desempenho expressivo se deve à recuperação do fluxo de cargas após as enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul no ano anterior.

Nos terminais privados, o crescimento foi de 8,1%, com movimentação total de 76,1 milhões de toneladas. Entre os TPUs (Terminais de Uso Privado), o Itapoá Terminais Portuários, em Santa Catarina, registrou o maior crescimento percentual no mês, com alta de 27,07% e movimentação de 1,3 milhão de toneladas.

O cenário confirma a expansão contínua da infraestrutura portuária brasileira, com reflexos positivos para a logística nacional e o comércio exterior.

Por Paraíba Master

Relacionados