10 de julho de 2025
Abrir Player em Nova Janela

MPPB fará audiência para tratar da interdição total da Penitenciária de Psiquiatria Forense

 MPPB fará audiência para tratar da interdição total da Penitenciária de Psiquiatria Forense

Foto: Reprodução

#Compartilhe

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) promove nesta sexta-feira (11), às 11h, uma audiência pública para discutir a desativação total da Penitenciária de Psiquiatria Forense (PPF), localizada em João Pessoa. A unidade, que já foi parcialmente interditada em abril, tem prazo para encerramento completo das atividades até 29 de agosto.

A reunião, que acontece na sede da Promotoria de Justiça da Capital, reunirá representantes das secretarias de Saúde do Estado (SES-PB) e do Município de João Pessoa (SMS-JP). O encontro é conduzido pelo promotor Leonardo Pereira de Assis, responsável pela área da saúde no MPPB.

O foco da audiência é avaliar a política de desinstitucionalização de pessoas com transtornos mentais em conflito com a lei, conforme prevê a Resolução nº 487/2023 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Lei nº 10.216/2001, que institui a reforma psiquiátrica no Brasil.

O promotor solicitou previamente aos gestores informações sobre a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), ações de acolhimento a internos da PPF nos serviços da rede municipal — como CAPS, atenção básica e residências terapêuticas — e o planejamento para garantir a integração desses indivíduos ao tratamento em liberdade.

Também foram requisitados dados sobre estudos técnicos e recursos disponíveis para ampliar a estrutura de acolhimento, além de detalhes sobre a atuação conjunta da SES-PB com os municípios e o Sistema de Justiça na execução da política antimanicomial.

A audiência integra procedimento instaurado pelo MPPB (Notícia de Fato nº 002.2025.033244) e faz parte das ações de acompanhamento da transição do modelo de internação psiquiátrica para uma rede de cuidado em liberdade.

Por Paraíba Master

Relacionados