10 de julho de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Ruy Carneiro comemora aprovação de projeto que proíbe testes em animais para cosméticos

 Ruy Carneiro comemora aprovação de projeto que proíbe testes em animais para cosméticos

Foto: Reprodução

#Compartilhe

A Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira (9), o Projeto de Lei 3062/2022, que proíbe de forma definitiva o uso de animais vertebrados vivos em testes para a produção de cosméticos, perfumes e produtos de higiene pessoal no Brasil. A proposta segue agora para sanção presidencial.

A relatoria final do projeto ficou a cargo do deputado federal paraibano Ruy Carneiro (Podemos), que teve atuação destacada na articulação com parlamentares, entidades de defesa animal e representantes da indústria. Segundo destacou o portal MaisPB, o parlamentar classificou a aprovação como um marco para a causa animal no país.

“É o ponto final em práticas de mutilação, maus-tratos e sofrimento que nunca deveriam ter existido. A construção desse consenso foi possível graças ao diálogo entre os setores envolvidos”, declarou Ruy Carneiro após a votação.

O texto aprovado altera a Lei nº 11.794/2008, que trata do uso científico de animais, e reforça o compromisso do Brasil com práticas sustentáveis, éticas e alinhadas à bioética. A nova legislação também responde a uma demanda histórica do setor industrial, ao oferecer mais segurança jurídica e fortalecer a inserção de empresas brasileiras no mercado internacional.

Entre os pontos centrais do projeto, estão a proibição do uso de dados obtidos por meio de testes com animais para fins de autorização comercial de novos produtos ou ingredientes. O texto ainda determina a regulamentação do uso de expressões como “não testado em animais” ou “livre de crueldade”, que só poderão ser utilizadas quando comprovadamente estiverem de acordo com a nova legislação.

A proposta também incentiva o uso de métodos alternativos, como culturas celulares, organoides, bioimpressão 3D de tecidos e modelos computacionais, considerados mais eficazes, modernos e humanitários.

Com a aprovação do PL, o Brasil encerra mais de uma década de discussões sobre o tema e se alinha a países que já proíbem testes em animais na indústria cosmética, reforçando seu compromisso com a inovação e o bem-estar animal.

Por Paraíba Master

Relacionados