Veneziano critica taxação dos EUA sobre produtos brasileiros: “Não somos uma republiqueta de bananas”

Foto: Reprodução
O senador paraibano Veneziano Vital do Rêgo (MDB), integrante da Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal, classificou como “descabida” a decisão do presidente norte-americano Donald Trump de aplicar uma tarifa de 50% sobre todas as exportações do Brasil para os Estados Unidos.
Em entrevista, o parlamentar criticou duramente a medida, destacando que o país não deve se submeter a pressões externas. “O Brasil não é uma republiqueta de bananas”, declarou o senador, em referência ao tom agressivo da ação do governo norte-americano.
A fala de Veneziano foi divulgada pelo portal MaisPB, que destacou ainda a preocupação do senador com os impactos econômicos da decisão norte-americana, especialmente em setores como indústria e agronegócio, além do possível reflexo na geração de empregos.
A nova tarifa, anunciada por Trump em carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, está prevista para entrar em vigor no dia 1º de agosto e atinge toda a pauta exportadora brasileira, incluindo manufaturados, petróleo, aço e commodities agrícolas.
Para o senador, o Brasil precisa reagir com firmeza diplomática e buscar alternativas no comércio internacional para não ficar à mercê de decisões unilaterais. “Não podemos aceitar atitudes que desrespeitam a soberania do nosso país e colocam em risco setores estratégicos da nossa economia”, afirmou.
Por Paraíba Master