Bolsonaro critica governo Lula e manifesta apoio a Trump após tarifa de 50% sobre produtos brasileiros

Foto: Reprodução
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) declarou nesta quinta-feira (10) seu apoio ao ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após o republicano anunciar a imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. A medida, segundo Trump, tem motivações políticas e comerciais, e deve entrar em vigor no próximo dia 1º de agosto.
Em comunicado à imprensa, Bolsonaro afirmou ter recebido a decisão norte-americana com “senso de responsabilidade” e voltou a criticar o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), responsabilizando o atual cenário diplomático por um suposto “afastamento do Brasil dos seus compromissos históricos com a liberdade”. Segundo ele, esse tipo de medida “jamais teria acontecido” durante sua gestão.
Como destacou o G1, Trump justificou o aumento da tarifa com críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF), mencionando diretamente o julgamento de Bolsonaro e classificando o processo como “uma vergonha internacional”. O ex-presidente brasileiro, por sua vez, endossou a fala do aliado norte-americano, referindo-se ao processo judicial como uma “caça às bruxas”.
“Peço aos Poderes que ajam com urgência apresentando medidas para resgatar a normalidade institucional”, afirmou Bolsonaro, que também aproveitou para alfinetar a atuação internacional do governo Lula.
A nova tarifa representa um agravamento nas relações diplomáticas e comerciais entre Brasil e Estados Unidos. A decisão repercute em meio a uma crescente tensão entre lideranças da direita e o governo brasileiro, e reforça o alinhamento político entre Bolsonaro e Trump, ambos críticos de instituições como a Justiça e defensores de pautas nacionalistas.
Por Paraíba Master