João Azevêdo minimiza uso exclusivo de pesquisas para definir sucessor em 2026: “Não é só vontade”

Foi: Reprodução
O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), afirmou nesta terça-feira (15) que a escolha do candidato da base governista para a eleição estadual de 2026 não será decidida exclusivamente com base em pesquisas de intenção de voto. A declaração foi dada durante o lançamento da Conferência das Cidades, em João Pessoa, em resposta às recentes manifestações de aliados que defendem o uso de levantamentos como critério para definição do nome.
“Existem inúmeros critérios para se definir um candidato. Não é pesquisa somente que vai definir. Pesquisa é retrato de momento. Tudo isso a gente vai discutir internamente. As pessoas querem uma regra, como dois mais dois é igual a quatro, e tá resolvido. Na política não é assim”, afirmou o governador.
A fala ocorre após o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), sugerir que pesquisas podem ser um caminho para avaliar a viabilidade eleitoral entre os nomes da base. João Azevêdo, no entanto, ressaltou que a decisão passará por múltiplas variáveis e pela consolidação de um projeto de desenvolvimento para o estado.
“É uma possibilidade que alguém tem de se candidatar e crescer naquela candidatura. É um conjunto de informações que serão levadas em consideração, além de um projeto de futuro para esse estado. É isso que a gente quer: que o estado continue crescendo. Então, não é só vontade”, destacou.
Divergência com Galdino
Durante o evento, João também comentou, com cautela, as declarações do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino (Republicanos), que, em entrevista, afirmou que o governador seria “o candidato natural da base” para 2026. Galdino também levantou a possibilidade de o grupo governista ter mais de um nome na disputa pelo Executivo estadual.
“É a opinião dele. Eu discordo. Cada pessoa tem sua própria opinião. Eu não posso emitir parecer sobre opiniões pessoais”, limitou-se a dizer o governador.
As declarações de João Azevêdo foram repercutidas pelo portal MaisPB.
Por Paraíba Master