Maioria dos brasileiros defende retaliação ao governo dos EUA após tarifas de Trump, aponta pesquisa Atlas/Bloomberg

Reprodução
A decisão do presidente norte-americano Donald Trump de impor tarifas de 50% sobre produtos brasileiros provocou reação significativa entre os brasileiros. De acordo com pesquisa do instituto AtlasIntel em parceria com a Bloomberg, divulgada nesta terça-feira (15), 51,2% da população acredita que o governo federal deve retaliar os Estados Unidos em resposta à medida.
Segundo dados publicados pelo portal CNN Brasil, outros 40,9% dos entrevistados são contrários a qualquer tipo de retaliação, enquanto 7,9% não souberam ou preferiram não opinar.
O levantamento ouviu 2.841 eleitores em todo o país entre os dias 11 e 13 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%.
Em comparação com a última pesquisa sobre o tema, realizada em abril, houve uma mudança significativa de opinião. Naquele período, apenas 41,7% defendiam a retaliação, enquanto 48,5% se opunham e 9,9% não tinham posição definida.
Entre os que apoiam uma resposta do governo brasileiro, a maioria (51,2%) considera que o melhor caminho seria elevar as tarifas sobre produtos norte-americanos. Outras possíveis ações também foram citadas pelos entrevistados:
-
Reforçar relações diplomáticas e comerciais com países rivais dos EUA, como a China: 28,6%
-
Reduzir a dependência do dólar: 14,5%
-
Suspender pagamentos de direitos autorais e patentes de medicamentos americanos: 2,4%
-
Impor restrições a investimentos norte-americanos: 1,5%
-
Adotar outras medidas não especificadas: 1,8%
A pesquisa mostra não apenas a crescente insatisfação com a política comercial adotada por Trump, como também um desejo da população brasileira por uma postura mais firme do governo federal nas relações exteriores.
Por Paraíba Master