31 de agosto de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Especialista orienta sobre riscos de acidentes domésticos com crianças durante as férias

 Especialista orienta sobre riscos de acidentes domésticos com crianças durante as férias

Foto: reprodução

#Compartilhe

Com o início das férias escolares, muitas crianças passam a maior parte do tempo dentro de casa, o que pode parecer seguro à primeira vista. No entanto, representa um aumento significativo no risco de acidentes domésticos. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), esse tipo de acidente está entre as principais causas de morte e internação de crianças de até 14 anos no Brasil. Apenas em 2023, mais de 111 mil internações de crianças dessa faixa etária por causas acidentais foram registradas pelo SUS, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

Durante esse período, é comum que pais e responsáveis estejam divididos entre o trabalho, tarefas domésticas e outras demandas do dia a dia, o que favorece momentos de descuido. “Os acidentes domésticos são, na maioria das vezes, evitáveis. O problema é que muitos responsáveis subestimam os riscos dentro da própria casa. “Tomadas desprotegidas, produtos de limpeza ao alcance, objetos pequenos que podem ser engolidos . Tudo isso representa perigo real para uma criança curiosa e cheia de energia nas férias”, alerta o pediatra e professor da Afya Paraíba, Edgar Costa.

Segundo ele, quedas, queimaduras, intoxicações, choques elétricos e afogamentos são os acidentes mais frequentes nesse período. De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 3 mil crianças morrem por ano no Brasil vítimas de acidentes, e outras 110 mil são hospitalizadas.

Para garantir a segurança dos pequenos, o médico orienta a adoção de medidas simples, mas eficazes, como o uso de tampas de proteção em tomadas, instalação de grades em escadas e janelas, armazenamento de objetos cortantes ou pontiagudos fora do alcance das crianças, e o cuidado redobrado com produtos de limpeza e medicamentos, que devem ser mantidos em locais trancados. Edgar também ressalta a importância da supervisão em ambientes com água, como piscinas, banheiras e até baldes, além de evitar brincadeiras em áreas como a cozinha e a garagem, que oferecem riscos adicionais.

Dica extra – Outra orientação importante é manter em local visível uma lista de contatos de emergência, com números de hospitais, serviços de atendimento rápido e da Unidade de Saúde mais próxima, para agilizar o socorro em caso de necessidade. “Com cuidado e atenção, é possível garantir que as férias sejam não apenas divertidas, mas também seguras para toda a família”, recomenda o professor da Afya Paraíba.

Sobre a Afya

A Afya, maior hub de educação e tecnologia para a prática médica no Brasil, reúne 38 Instituições de Ensino Superior em todas as regiões do país, 33 delas com cursos de medicina e 20 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde. São 3.653 vagas de medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), com mais de 23 mil alunos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers. Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo “Valor Inovação” (2023) como a mais inovadora do Brasil, e “Valor 1000” (2021, 2023 e 2024) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio “Executivo de Valor” (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. Mais informações em http://www.afya.com.br e ir.afya.com.br.

Paraíba Master com informações da Assessoria

Relacionados