25 de julho de 2025
Abrir Player em Nova Janela

ICV supera 11,7 mil atendimentos em triagem no primeiro semestre com foco em acolhimento humanizado

 ICV supera 11,7 mil atendimentos em triagem no primeiro semestre com foco em acolhimento humanizado

Fotografia: Assessoria

#Compartilhe

A Prefeitura de João Pessoa, por meio do Instituto Cândida Vargas (ICV), segue fortalecendo a humanização no atendimento às gestantes, puérperas e recém-nascidos. Somente no primeiro semestre de 2025, o setor de triagem da maternidade registrou 11.722 atendimentos, com uma média mensal de 1.954 acolhimentos, conforme dados do Conect SUS Brasil.

O diretor geral do Instituto Cândida Vargas, Quintino Régis, destacou o compromisso da equipe com a excelência no cuidado humanizado. “Esse resultado reforça o papel do Instituto como um espaço de acolhimento e assistência qualificada. Temos uma equipe comprometida, que trabalha com empatia e responsabilidade, garantindo que cada mulher e cada bebê recebam o melhor cuidado possível. O número de atendimentos demonstra a confiança da população e o impacto positivo do nosso trabalho”. afirmou.

Já o diretor administrativo da unidade, Marcelo Melo, ressaltou os investimentos constantes na estrutura da maternidade e a preocupação em manter a qualidade dos serviços. “Nosso objetivo é proporcionar não apenas atendimento técnico de excelência, mas também acolhimento digno, com respeito à vida e à saúde de cada paciente que passa por aqui. Estamos atentos às demandas da população e buscamos sempre aprimorar nossos processos e recursos humanos”, pontuou.

Acolhimento – Entre os milhares de atendimentos realizados, a experiência de Teresa Urbano, paciente da maternidade, mostra o cuidado oferecido. “Passei 15 dias internada e hoje Bento está com três meses. O ICV virou minha segunda casa. A equipe de Psicologia é incrível, realmente humanizada. Poliana, mesmo sem me conhecer, foi até minha enfermaria, cuidou de mim, conseguiu um encaixe com a psiquiatra e acompanhou tudo de perto. Fui atendida por profissionais maravilhosos, como Emília, Giovana, Sandra, Michelle, João e Josélia. Sou muito grata a todos”, relatou.

A coordenadora da Psicologia do ICV, Poliana Dantas, destacou o crescimento da demanda por atendimento psicológico na unidade e o compromisso da equipe com o cuidado integral à saúde mental.

“Nós acompanhamos diariamente os atendimentos realizados, tanto na urgência hospitalar, que funciona 24 horas, de segunda a segunda, quanto no atendimento ambulatorial, de segunda a sexta. Observamos um aumento significativo na procura por cuidados em saúde mental, tanto por parte das pacientes, gestantes e puérperas, quanto dos próprios profissionais. Quanto maior a demanda, maior é o nosso esforço em atender de forma humanizada. Contamos com uma equipe de psicólogos qualificados, que atua de forma integrada com a diretoria multiprofissional e a direção geral do ICV. Nosso objetivo é cuidar do bem-estar psicológico de todos que passam por aqui: pacientes, familiares e também os profissionais de saúde”, disse.

Referência na Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), o ICV integra a Rede Hospitalar do Município e se destaca pelo modelo de atenção obstétrica e neonatal baseado no acolhimento, respeito e atenção integral à saúde da mulher e do recém-nascido. A unidade oferece serviços de média e alta complexidade, incluindo atendimento de urgência e emergência obstétrica e ginecológica, pré-natal de alto risco, planejamento familiar, apoio psicológico e assistência a mulheres em situação de violência sexual.

A unidade está localizada na Avenida Coremas, nº 865, no bairro Jaguaribe, e funciona 24 horas por dia. O ambulatório atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e a coleta do teste do pezinho é realizada das 7h às 14h.

Paraíba Master com informações da Prefeitura de João Pessoa

Relacionados