31 de julho de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Polícia deflagra Operação Hope contra maior facção criminosa em várias cidades da Paraíba

 Polícia deflagra Operação Hope contra maior facção criminosa em várias cidades da Paraíba

foto: divulgação/Polícia Civil

#Compartilhe

Uma grande operação de combate ao crime organizado foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (23) em várias cidades da Paraíba. Batizada de Operação Hope, a ação é coordenada pela Polícia Civil em parceria com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público da Paraíba.

De acordo com informações apuradas pelo portal ClickPB, o objetivo da ofensiva é desarticular a maior organização criminosa atuante no estado, cujas atividades incluem tráfico de drogas, comércio ilegal de armas e munições, homicídios e lavagem de dinheiro. As investigações tiveram início em 2024 e alcançaram um ponto decisivo em janeiro deste ano, quando uma das principais lideranças do grupo foi presa na zona rural de Campina Grande.

A partir da prisão, os investigadores conseguiram mapear toda a estrutura logística e operacional da facção. A Operação Hope cumpre, ao todo, 70 mandados judiciais, sendo 25 de prisão preventiva, em municípios como João Pessoa, Santa Rita, Conde, Campina Grande e Remígio, além de ordens judiciais expedidas para três unidades prisionais da Paraíba.

Cerca de 200 agentes participam da operação, incluindo policiais civis, membros do Gaeco, policiais penais e bombeiros militares.

O nome Hope — que significa “esperança” em inglês — faz referência ao Residencial Boa Esperança, conhecido como “Gadanhe”, localizado no bairro Padre Zé, em João Pessoa, apontado como uma das bases de atuação da organização criminosa.

Participam da operação diversas unidades especializadas da Polícia Civil, entre elas a Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco), a Delegacia de Combate ao Tráfico de Armas (Desarme) e a Unintepol (Unidade de Inteligência e Tecnologia Policial).

Por Paraíba Master

Relacionados