25 de julho de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Lula diz que Brasil está pronto para negociar tarifas, mas Trump “não quer conversar”

 Lula diz que Brasil está pronto para negociar tarifas, mas Trump “não quer conversar”

Foto: reprodução

#Compartilhe

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (24) que o Brasil está preparado para negociar com os Estados Unidos sobre a recente imposição de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, mas destacou que o presidente norte-americano, Donald Trump, não demonstra interesse em dialogar.

As declarações foram feitas durante o I Encontro Regional de Educação Escolar Quilombola do Sudeste, evento realizado no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, com foco em ações interministeriais nas áreas de educação, igualdade racial, direitos humanos e povos indígenas.

Lula reclamou da falta de abertura por parte de Trump. “Ele não quer conversar. Se ele quisesse conversar, ele pegava o telefone e me ligava. Eu conversei com o Clinton, conversei com o Obama, conversei com o Bush, conversei com o Biden, conversei com o Xi Jinping, conversei com a Índia, conversei com o Canadá, ontem eu conversei 40 minutos com a presidente do México, conversei com o Paraguai, com a Bolívia, com a Malásia, com a Indonésia. Com todo mundo eu converso, mas ele não quis conversar”, disse o presidente brasileiro.

Em tom de ironia, Lula comparou a estratégia de Trump à de um jogador de truco. “Eu não sou mineiro, mas eu sou bom de truco, e se ele estiver trucando, ele vai tomar um seis. O Brasil está acostumado a negociar. Nós já tínhamos feito dez reuniões com os Estados Unidos. No dia 16 de maio, mandamos uma carta pedindo explicações sobre as propostas. Não responderam. O que responderam foi o site”, comentou.

De acordo com o Agência Brasil, o presidente brasileiro já havia declarado anteriormente que, caso as tarifas sejam mantidas, o país adotará a Lei da Reciprocidade, impondo medidas similares contra produtos norte-americanos.

Além disso, Lula também reagiu às críticas feitas por Trump sobre o processo judicial envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro, que é réu por tentativa de golpe de Estado. “A Justiça brasileira não está fazendo caça às bruxas, está apenas cumprindo seu papel constitucional”, afirmou.

Por Paraíba Master

Relacionados