23 de agosto de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Polícia Civil deflagra operação contra facções criminosas na Zona Sul de João Pessoa

 Polícia Civil deflagra operação contra facções criminosas na Zona Sul de João Pessoa

Foto: Reprodução

#Compartilhe

Na manhã desta sexta-feira (25), a Polícia Civil da Paraíba deu início à Operação Crimen Purgatio, com o objetivo de desarticular a atuação de facções criminosas na Zona Sul de João Pessoa. A ação, coordenada pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), cumpre 10 mandados de busca e apreensão, especialmente em áreas do Bairro das Indústrias.

De acordo com informações divulgadas pelo portal ClickPB, os alvos da operação são dois conjuntos habitacionais localizados no bairro: os condomínios Canaã e São Rafael. Investigações apontam que integrantes de facções têm imposto regras aos moradores e até expulsado famílias de suas residências por não se submeterem ao domínio do tráfico.

“Alguns traficantes passaram a controlar esses espaços e, uma vez consolidado o domínio, moradores que não aceitam as imposições acabam sendo ameaçados e agredidos fisicamente para deixar os imóveis”, afirmou o delegado Allan Murilo Terruel em entrevista à imprensa, conforme destacou o ClickPB.

As denúncias que deram origem à operação foram encaminhadas à Polícia Civil por meio do Disque-Denúncia (197) e também pelo Ministério Público. Segundo as autoridades, os imóveis desocupados à força eram posteriormente alugados pelos criminosos, gerando lucros que abasteciam o tráfico de drogas e a compra de armas.

“O aluguel desses imóveis se tornou mais uma fonte de renda para as facções, que reinvestem esse dinheiro em atividades ilícitas, perpetuando um ciclo de violência nessas comunidades”, acrescentou Terruel.

O nome da operação, Crimen Purgatio, remete à ideia de “purificação” ou “limpeza”, refletindo a intenção das autoridades de responsabilizar penalmente os envolvidos e recuperar a segurança nas áreas afetadas.

Por Paraíba Master

Relacionados