Conta de luz ficará mais cara a partir de sexta-feira (1º) com acionamento da Bandeira Tarifária Vermelha 2, informa Aneel

Foto: Divulgação/Energisa
A partir da próxima sexta-feira (1º), a conta de energia elétrica dos consumidores brasileiros terá um aumento devido ao acionamento da Bandeira Tarifária Vermelha no patamar 2, conforme anunciou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na última sexta-feira (25). Essa bandeira implica um custo adicional de R$ 7,87 para cada 100 quilowatts-hora consumidos.
Segundo a Aneel, o aumento se deve ao baixo volume de chuvas registrado em todo o país, o que impacta diretamente a geração de energia nas usinas hidrelétricas. “O cenário de afluências abaixo da média em todo o país reduz a geração por meio de hidrelétricas. Esse quadro eleva os custos de geração de energia, devido à necessidade de acionamento de fontes mais caras, como as usinas termelétricas”, explicou a agência em nota oficial.
Nos meses de junho e julho, o sistema de bandeiras tarifárias já operava com a bandeira vermelha no patamar 1, que acrescentava um valor menor à conta de luz. A mudança para o patamar 2 representa um acréscimo maior, refletindo a maior dificuldade no abastecimento energético.
Estas informações são do portal MaisPB.
Por Paraíba Master