Inscrições para o Enamed terminam nesta quarta-feira (30); exame será exigido para formandos de medicina

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Encerra-se às 23h59 desta quarta-feira (30), no horário de Brasília, o prazo para inscrições no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), conforme informou a Agência Brasil. O procedimento deve ser feito exclusivamente por meio do Sistema Enamed, gerenciado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Além da inscrição, também termina hoje o prazo para solicitações de atendimento especializado e o uso do nome social por pessoas trans.
Criado para substituir o Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) na avaliação dos cursos de medicina, o Enamed será aplicado anualmente a partir de 2025. A iniciativa do Ministério da Educação (MEC) é conduzida em parceria com o Inep e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), com o objetivo de aprimorar a formação médica no país.
Quem deve fazer o Enamed
O exame será obrigatório para estudantes concluintes do curso de medicina no Brasil, sendo pré-requisito para a colação de grau. Para participar, o estudante precisa estar habilitado como formando e inscrito no Enade 2025 pela instituição de ensino superior.
Médicos já formados também poderão participar, de forma voluntária, desde que desejem concorrer a vagas em programas de residência médica via Exame Nacional de Residência (Enare), de acesso direto.
Calendário
Segundo o edital atualizado, o cronograma do Enamed 2025 é o seguinte:
-
Inscrição e solicitações de atendimento especializado e nome social: 7 a 30 de julho
-
Resultado das solicitações: 11 de agosto
-
Período para recursos: 11 a 15 de agosto
-
Resultado dos recursos: 20 de agosto
-
Preenchimento do questionário do estudante: 18 de agosto a 18 de outubro
-
Aplicação da prova: 19 de outubro
Estrutura da prova
Marcada para o dia 19 de outubro, a avaliação cobrará 100 questões objetivas de múltipla escolha, divididas igualmente entre as áreas de clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, medicina da família e comunidade, saúde coletiva e saúde mental.
O exame seguirá os critérios de avaliação do Enade, levando em conta os currículos das instituições de ensino e as normas que regulamentam a prática médica no Brasil.
Além da prova, os estudantes também deverão preencher obrigatoriamente o questionário do estudante, etapa que compõe o processo de avaliação.
Enare
Os médicos formados que prestarem o Enamed poderão utilizar o resultado para participar do Enare (Exame Nacional de Residência), processo seletivo nacional unificado para ingresso em programas de residência médica, multiprofissional e na área da saúde.
De acordo com o MEC, o Enare 2025 oferecerá 11.388 vagas em 237 instituições participantes — número 28% superior ao da edição anterior.
Por Paraíba Master