Lula planeja reunião com ministros do STF para reforçar apoio após sanções dos EUA contra Alexandre de Moraes

Foto: Reprodução
Em resposta às sanções aplicadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende promover um encontro com membros da Suprema Corte. A iniciativa foi discutida em reunião realizada nesta quarta-feira (30) com o presidente do STF, Luiz Roberto Barroso, informou o portal PB Agora.
O convite para o encontro ainda pode ser oficializado esta semana, dependendo da disponibilidade dos magistrados em Brasília. A reunião tem como objetivo reforçar o apoio à independência do STF e reafirmar a defesa da soberania nacional diante das recentes medidas americanas.
Nesta quarta-feira, Trump aplicou a Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes, gerando repercussão no meio político brasileiro.
Segundo interlocutores próximos ao presidente Lula, ele mantém a posição de que não pretende interferir nas decisões judiciais do STF, reafirmando o compromisso com a autonomia do Judiciário — mensagem dirigida em resposta às alegações feitas por Trump.
Por sua vez, integrantes do Poder Judiciário sinalizam que as sanções norte-americanas não devem afetar o andamento do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, previsto para setembro.
Por Paraíba Master