1 de agosto de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Lula planeja reunião com ministros do STF para reforçar apoio após sanções dos EUA contra Alexandre de Moraes

 Lula planeja reunião com ministros do STF para reforçar apoio após sanções dos EUA contra Alexandre de Moraes

Foto: Reprodução

#Compartilhe

Em resposta às sanções aplicadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende promover um encontro com membros da Suprema Corte. A iniciativa foi discutida em reunião realizada nesta quarta-feira (30) com o presidente do STF, Luiz Roberto Barroso, informou o portal PB Agora.

O convite para o encontro ainda pode ser oficializado esta semana, dependendo da disponibilidade dos magistrados em Brasília. A reunião tem como objetivo reforçar o apoio à independência do STF e reafirmar a defesa da soberania nacional diante das recentes medidas americanas.

Nesta quarta-feira, Trump aplicou a Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes, gerando repercussão no meio político brasileiro.

Segundo interlocutores próximos ao presidente Lula, ele mantém a posição de que não pretende interferir nas decisões judiciais do STF, reafirmando o compromisso com a autonomia do Judiciário — mensagem dirigida em resposta às alegações feitas por Trump.

Por sua vez, integrantes do Poder Judiciário sinalizam que as sanções norte-americanas não devem afetar o andamento do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, previsto para setembro.

Por Paraíba Master

Relacionados