1 de agosto de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Pé-de-Meia paga nesta quinta-feira (31) 5º parcela a estudantes nascidos em julho e agosto

 Pé-de-Meia paga nesta quinta-feira (31) 5º parcela a estudantes nascidos em julho e agosto

Foto: Divulgação

#Compartilhe

Estudantes da rede pública nascidos nos meses de julho e agosto recebem nesta quinta-feira (31) a quinta parcela do programa Pé-de-Meia, iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que oferece apoio financeiro a alunos do ensino médio regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O pagamento, no valor de R$ 200, é referente ao incentivo-frequência, concedido aos estudantes que mantêm pelo menos 80% de presença nas aulas. A medida busca combater a evasão escolar e incentivar a permanência dos jovens na escola.

De acordo com informações da Agência Brasil, os depósitos seguem calendário escalonado conforme o mês de nascimento do beneficiário e seguem até 4 de agosto. Cerca de 3,3 milhões de estudantes devem receber o valor nesta etapa.

Calendário de pagamento da 5ª parcela:

  • 28 de julho: nascidos em janeiro e fevereiro

  • 29 de julho: nascidos em março e abril

  • 30 de julho: nascidos em maio e junho

  • 31 de julho: nascidos em julho e agosto

  • 1º de agosto: nascidos em setembro e outubro

  • 4 de agosto: nascidos em novembro e dezembro

A Caixa Econômica Federal, responsável por operacionalizar os pagamentos, deposita o valor em uma conta poupança digital aberta automaticamente em nome dos alunos. Para estudantes com 18 anos ou mais, o valor pode ser movimentado diretamente pelo aplicativo Caixa Tem. Já os menores de idade precisam de autorização do responsável legal, que pode ser concedida no app ou presencialmente em uma agência da Caixa.

O MEC orienta que os participantes acompanhem o status do pagamento e demais informações no aplicativo Jornada do Estudante, que também reúne dados escolares e regras do programa. As informações sobre os repasses também podem ser acessadas pelos aplicativos Caixa Tem e Benefícios Sociais.

Criado para garantir condições mínimas para a permanência dos jovens na escola, o Pé-de-Meia é conhecido como “poupança do ensino médio” e integra as ações do Governo Federal voltadas à equidade no acesso à educação.

Por Paraíba Master

Relacionados