7 de agosto de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Câmara prepara punições a deputados que obstruírem sessões após ocupação do plenário

 Câmara prepara punições a deputados que obstruírem sessões após ocupação do plenário

Foto: reprodução

#Compartilhe

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados está finalizando um ato normativo que prevê punições a parlamentares que atrapalharem o andamento das sessões no plenário da Casa. A iniciativa surge após deputados da oposição, em sua maioria do PL, ocuparem o plenário desde terça-feira (5) em protesto.

Entre as medidas previstas, está a suspensão por até seis meses para parlamentares que impedirem o presidente da Câmara de ocupar a cadeira da presidência. De acordo com a CNN Brasil, caso haja resistência à desocupação, os envolvidos podem ser levados ao Conselho de Ética, e se ocorrer qualquer confronto físico com a Polícia Legislativa, a penalidade pode chegar à cassação do mandato.

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), marcou uma sessão para a noite desta quarta-feira (6), às 20h30, como tentativa de retomar os trabalhos legislativos.

A mobilização da oposição cobra o compromisso da presidência da Casa com a tramitação de projetos como o PL da Anistia. Membros do PL se reuniram com Hugo Motta na tarde desta quarta-feira, antes de um encontro entre o presidente e os líderes partidários. Sem acordo, os parlamentares anunciaram que continuarão com os atos, organizando um rodízio de presença no plenário que pode seguir até o fim de semana.

Por Paraíba Master

Relacionados