7 de agosto de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Governo federal aprova desativação de trecho ferroviário para instalação de VLT em Campina Grande

 Governo federal aprova desativação de trecho ferroviário para instalação de VLT em Campina Grande

Foto: Divulgação / Comunicação ANTT

#Compartilhe

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou, nesta quinta-feira (7), a desativação de um trecho ferroviário de 16,3 km em Campina Grande (PB), atendendo a um pedido da Prefeitura Municipal para viabilizar a implantação de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na área urbana da cidade.

A decisão foi oficializada por meio de um termo aditivo publicado no Diário Oficial da União e envolve parte da Malha Nordeste, atualmente sob concessão da Ferrovia Transnordestina Logística S.A. (FTL). O trecho, sem operação e fora dos planos de reativação, será retirado do contrato de concessão e transferido ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que será responsável por ceder a área ao município.

Segundo a ANTT, a liberação ocorreu após análise técnica e jurídica, que incluiu inspeções no local, estudos patrimoniais e articulações com o Ministério dos Transportes, DNIT, a concessionária e a gestão municipal. A agência concluiu que a desativação não compromete a operação ferroviária da região e viabiliza o avanço do projeto de mobilidade urbana proposto por Campina Grande.

“A nova destinação desse trecho da malha ferroviária, inicialmente destinado à cargas, para uso no transporte de passageiros representa um grande avanço para Campina Grande, promovendo a integração da cidade com um modal moderno e eficiente, que valoriza a mobilidade urbana e a qualidade de vida da população, indo ao encontro das diretrizes de política pública em prol do transporte ferroviário de passageiros”, disse o superintendente de Transporte Ferroviário, Alessandro Baumgartner.

Por Paraíba Master

Relacionados