7 de agosto de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Tribunal de Justiça da Paraíba anula lei que permitia festas juninas até as 6h

 Tribunal de Justiça da Paraíba anula lei que permitia festas juninas até as 6h

Foto: Divulgação

#Compartilhe

O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) declarou inconstitucional uma lei municipal de Olho D’Água que autorizava a realização de festas juninas em praça pública até às 6h da manhã nos dias 21, 22 e 23 de junho. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (6) pelo Órgão Especial da Corte, após Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) movida pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB).

A Lei nº 113/2016 previa a realização de shows e apresentações musicais durante toda a madrugada, proibindo qualquer tipo de limitação de horário, desde que houvesse comunicação prévia à Polícia Militar e ao SAMU. Para o Ministério Público, a norma violava os princípios da razoabilidade e do interesse público, ao comprometer o direito ao descanso e à saúde dos moradores com a liberação de eventos de alto nível sonoro durante a madrugada.

O MP também apontou que a lei dificultava a atuação de órgãos de fiscalização ambiental e de segurança pública, além de carecer de estudos técnicos que justificassem sua viabilidade.

Relator do processo, o desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho considerou que a legislação ultrapassava os limites da competência municipal e reforçou que é dever do poder público buscar equilíbrio entre a valorização cultural e a proteção ao bem-estar coletivo.

“Competências municipais não são absolutas. A lei do município, ao fixar o término às 6 horas da manhã, ultrapassa a razoabilidade, isso porque desconsidera o direito de descanso noturno, estendendo-se por toda a madrugada até as primeiras horas da manhã, afetando não apenas uma noite, mas três noites consecutivas”, afirmou o desembargador Oswaldo Trigueiro.

Por Paraíba Master

Relacionados