Morre Miguel Uribe, pré-candidato à presidência da Colômbia ferido em atentado

Foto: Divulgação / Agência Brasil
O senador colombiano Miguel Uribe, de 39 anos, morreu nesta segunda-feira (11), após mais de dois meses internado em decorrência de um atentado sofrido durante um comício em Bogotá, no dia 7 de junho. A informação foi confirmada pela Fundação Santa Fé de Bogotá e comunicada por sua esposa, Maria Claudia Tarazona.
Figura de destaque na oposição e apontado como um dos favoritos para a disputa presidencial de março de 2026, Uribe era neto de um ex-presidente e filho de uma jornalista assassinada pelo Cartel de Medellín. Ele deixa a esposa e um filho.
No ataque, ocorrido enquanto discursava em um evento de rua, o senador foi atingido por dois tiros na cabeça e um na perna. O atentado marcou o início de uma sequência de ataques recentes no país, reacendendo o clima de insegurança política que remete aos anos 1990, quando três candidatos presidenciais foram assassinados. (Relembre o ataque abaixo)
Desde então, Uribe passou por múltiplas cirurgias e chegou a apresentar sinais de recuperação. No entanto, segundo o hospital, sofreu no sábado (9) uma hemorragia no sistema nervoso central, voltou ao estado crítico e precisou ser novamente sedado. O pré-candidato morreu às 1h56 da madrugada, horário local de Bogotá (23h56 de domingo em Brasília), após o que a equipe médica classificou como “esforços incansáveis” para salvá-lo, mas com “desfecho triste”.
Por Paraíba Master