13 de agosto de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Alunos da rede municipal participam do Festival de Arte Estudantil no Teatro Ednaldo do Egypto

 Alunos da rede municipal participam do Festival de Arte Estudantil no Teatro Ednaldo do Egypto

Foto: reprodução

#Compartilhe

O palco do Teatro Ednaldo do Egypto, no bairro de Manaíra, foi o local para os alunos da rede municipal demonstrarem seus talentos nas artes cênicas. Eles participam, nesta terça-feira (12) e quarta-feira (13), do  ‘1º Festival de Arte Estudantil 2025’ (Fearte). O evento faz parte da programação do ‘(A)gosto do Estudante: saberes, autonomia e direitos’, realizado pela Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP).

O tema do festival é ‘O lixo em arte: a escola que recicla o amanhã’. A abertura contou com a presença da diretora de Ensino, Gestão e Escola de Formação (Degef) da Sedec, Profª Drª Clévia Carvalho. “Reconhecer a arte como uma dimensão importante da formação dos estudantes, oportunizando para eles uma imersão e experiência estética como produtores e consumidores de arte nas suas diferentes linguagens. Valorizar a arte no currículo escolar também quando se comemora o mês dos estudantes da rede municipal. Ressalto o trabalho coletivo para produção deste festival”, disse.

“Nossos estudantes irão se apresentar nos turnos manhã e tarde até esta quarta-feira. Já na quinta-feira, às 8h30, no Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural, teremos a cerimônia de premiação das três categorias que estão participando: teatro, esculturas e fotografia”, explicou o chefe da Seção de Cultura e Educação da Sedec, Daniel Nascimento.

Se apresentaram nesta terça-feira, pela manhã, os alunos das Escolas Municipais Ativas Integrais (Emais) Chico Xavier, Santos Dumont e Leonel Brizola.

Valdemir Gomes do Nascimento, aluno da Emai Chico Xavier, participou pela primeira vez de uma apresentação teatral e falou da alegria em poder expressar sua arte.

“É a minha primeira vez atuando num teatro e estou muito feliz em poder representar minha escola e meus colegas. Como é o meu primeiro trabalho artístico, eu fico muito feliz por participar, que toda a vida foi meu sonho fazer um desfile e também representar algo”, afirmou.

No turno da tarde, foi a vez dos alunos das Escolas Municipais Afonso Pereira da Silva, Durmeval Trigueiro e Padre Pedro Serrão.

Um dos objetivos do Fearte é estimular a criação e o desenvolvimento das expressões artísticas entre os estudantes; incentivar o protagonismo estudantil, a criatividade e a valorização da arte como ferramenta pedagógica; entre outros pontos.

Avaliações – As peças apresentadas estão sendo avaliadas por uma comissão julgadora independente, composta por profissionais das áreas de Artes, Cultura e Educação indicados pela Sedec.

São analisados aspectos como criatividade e originalidade; expressividade artística e domínio da linguagem cênica; coletividade e protagonismo dos estudantes.

Cada escola terá que apresentar um espetáculo de no mínimo 10 minutos e no máximo 30 minutos. A escola tem o tempo máximo de 35 minutos; contando com montagem de cenário e apresentação.

Categorias – Além das Artes Cênicas, o Feart também está avaliando outras duas categorias: esculturas e fotografias.

Essas duas categorias estarão expostas na quinta-feira, no Espaço Cultural, e serão avaliadas no dia da premiação do teatro.

No requisito escultura, a comissão julgadora irá analisar criatividade e inovação técnica; acabamento e impacto visual da obra; clareza na mensagem transmitida.

Na fotografia será analisada a criatividade na composição visual; qualidade estética e técnica da imagem; originalidade; e impacto e clareza na mensagem transmitida pela fotografia.

Premiação – Nas três categorias, os três primeiros colocados irão receber um troféu e um certificado de excelência.

Todos os estudantes e professores envolvidos nas obras inscritas receberão certificados de participação emitidos pela Sedec.

Paraíba Master com informações da Prefeitura de João Pessoa

Relacionados