16 de agosto de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Matadouros na Paraíba são multados e têm atividades embargadas por irregularidades ambientais

 Matadouros na Paraíba são multados e têm atividades embargadas por irregularidades ambientais

Foto: Reprodução

#Compartilhe

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) aplicou multas e embargou as atividades de dois matadouros na Paraíba, localizados em Santa Rita e Esperança, após constatar diversas irregularidades que representavam risco ambiental. As operações ocorreram na segunda (11) e terça-feira (12).

Em Santa Rita, um matadouro privado reincidente foi autuado por retomar atividades sem regularizar pendências anteriores e por lançar efluentes sem tratamento na natureza. O estabelecimento foi multado em 342 UFR-PB, equivalentes a mais de R$ 24 mil.

Em Esperança, o Matadouro Público Municipal foi autuado por operar sem licenciamento ambiental, despejar sangue e outros efluentes no solo e em cursos d’água, além de descartar resíduos sólidos como carcaças e chifres de forma irregular. As multas aplicadas somam 414 UFR-PB, cerca de R$ 33,4 mil.

Os dois estabelecimentos permanecerão com as atividades suspensas até a regularização junto aos órgãos ambientais competentes. A operação contou com a participação de técnicos da Coordenadoria de Medições Ambientais (CMA), da Divisão de Fiscalização (Difi) e da Coordenadoria de Controle Ambiental (CCA).

Por Paraíba Master

Relacionados