14 de agosto de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Presidente da Caixa Econômica Federal Recebe a Medalha Epitácio Pessoa na Assembleia Legislativa da Paraíba em João Pessoa, nesta quinta (14/08)

 Presidente da Caixa Econômica Federal Recebe a Medalha Epitácio Pessoa na Assembleia Legislativa da Paraíba em João Pessoa, nesta quinta (14/08)

Imagem: Reprodução/TV Master

#Compartilhe

 O Presidente da Caixa, Carlos Antônio Vieira Fernandes, foi recebido com grande emoção e alegria desde o momento de sua chegada à Assembleia Legislativa da Paraíba. O evento em sua homenagem contou com a presença de importantes figuras públicas da cidade de João Pessoa e do Estado da Paraíba. No início do evento, o Presidente da Assembleia, Adriano Galdino, convidou os presentes a prestar um minuto de silêncio em consideração às vítimas da COVID no Brasil e no mundo, além de fazer um incentivo à oração. O Hino Nacional marcou o início dos discursos e homenagens. Os parentes do homenageado foram lembrados em consideração e memória, e sua esposa foi agraciada com um ramalhete de flores. A imprensa local registrou fotos dos familiares e seguiu a programação.

O Deputado João Gonçalves prestou um discurso de solenidade aclamando Carlos Vieira como “Exemplo de Dedicação, Competência e Liderança”. O discurso do deputado do PSB recapitula a trajetória do homenageado, misturando apreciação pelas suas realizações e respeito profundo por suas qualidades e esforços. Em seu discurso, o político expressou inspiração e orgulho ao relatar a história de seu amigo e conterrâneo, manifestando a “honra de prestar homenagem com a Medalha Epitácio Pessoa ao Doutor Carlos Antônio Vieira Fernandes”.

O discurso seguinte foi descrito como provocador da parte do Presidente da Assembleia, Adriano Galdino. Resgatando a memória histórica de nossa República, o presidente menciona os 39 presidentes que estiveram no poder e como suas preferências e trabalhos estavam direcionados ao Sul e Sudeste do país. Em suas palavras: “A nação brasileira tem uma conta a pagar conosco. Precisamos nos unir e mostrar que temos uma conta a receber”, referindo-se ao Nordeste do país. Direcionando suas palavras ao homenageado, o presidente da Assembleia pediu: “Sempre que puder, lembre-se do nosso Nordeste”, declarando a importância da reparação dessa dívida histórica.

Posteriormente, o presidente Adriano prestou, de forma breve, uma homenagem ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, contemplando seus esforços e trabalhos no Nordeste. “De uma casa de taipa saiu esse cidadão. Hoje Lula é muito maior no mundo afora, sendo conhecido por muitos como um grande líder mundial. Um presidente que viveu nossa realidade, resistiu a todos e a tudo para levar água por meio da Transposição.” Aplicando seu exemplo a Carlos Vieira, o deputado pediu: “Mande recursos com força para cá”.

Por fim, o Doutor Carlos Antônio Vieira Fernandes, presidente da Caixa, recebeu a Medalha Epitácio Pessoa em reconhecimento aos seus esforços e serviços prestados ao Estado da Paraíba, agradecendo pela homenagem e pelo momento. Em discurso, Carlos Vieira se emocionou ao recordar uma música de Luiz Gonzaga, “Triste Partida”. Em momento nostálgico, ele relembrou sua infância e trajetória até o presente momento, com muita emoção e gratidão. “Vi João Pessoa crescer e cresci junto com João Pessoa. Fui aluno de escola pública”, relatou o presidente, resgatando lembranças de sua infância e juventude. “Sinto-me abraçado por esta casa.” Durante seu discurso, ele se emocionou ao lembrar de sua família e homenageou com gratidão e carinho a memória de seus pais. A Medalha Epitácio Pessoa é descrita por ele como um símbolo de “reconhecimento de sua trajetória, de quem serve ao Estado e ao País.”

Em respeito e reverência à sua regionalidade, Carlos Vieira encerrou seu discurso com uma adaptação do poema de Patativa do Assaré, aclamando seu orgulho de ser paraibano, afirmando que “Nossa história e nossas raízes ninguém tira da gente.”

A ocasião foi marcada por muitas emoções, lembranças, sorrisos e muita celebração.

 

Por Paraíba Master

Relacionados