16 de agosto de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Prefeitura de João Pessoa forma novos motociclistas socorristas para o Samu de cinco estados

 Prefeitura de João Pessoa forma novos motociclistas socorristas para o Samu de cinco estados

Foto: reprodução

#Compartilhe

A Prefeitura de João Pessoa entregou, na manhã desta sexta-feira (15), os certificados para 29 novos motociclistas socorristas que vão atuar no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de cinco estados do Brasil. A solenidade aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, e contou com a participação de gestores municipais e representantes de órgãos parceiros como Semob-JP, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Detran-PE e Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa.

“O curso foi planejado há cerca de dois anos, desde que formamos a turma anterior, pois é necessária uma grande estrutura e logística para formar profissionais capacitados e de alto nível. Durante esse curso pude testemunhar o esforço de cada um e também a determinação que os levou até o fim. Vocês venceram, alcançaram a vitória, e o Samu João Pessoa agradece a confiança e a parceria, pois sem vocês este curso não seria possível. Estendo meus agradecimentos também aos familiares, que acreditaram no Samu João Pessoa e incentivaram seus filhos e companheiros a participarem deste curso tão almejado”, disse a coordenadora geral do Samu-JP, Lídia Holanda.

O superintendente hospitalar da Rede Municipal de Saúde, Alexandre Ítalo, reforçou a importância dos novos profissionais para os serviços onde atuarão. “Vocês muitas vezes serão os primeiros a chegar até o local, até uma vítima, e isso é crucial no socorro que prestarão. Essa foi uma jornada de muito aprendizado, um desafio superado e um marco na trajetória de cada um, mas lembrem que o aprendizado é contínuo e os desafios que enfrentarão serão muitos, por isso, o treinamento constante é fundamental, afinal, vocês lidam com vidas”, comentou.

Os novos profissionais foram formados após um curso prático que teve início no final do mês de julho. Durante o curso, os alunos participaram de aulas sobre diversos temas que permeiam a assistência do serviço, como legislação de trânsito, atendimento de urgência e emergência, mecânica básica, técnicas de escolta e abatedor, entre outros.

Para o novo motociclista socorrista do Samu de Santa Rita, Rômulo Ribeiro, o curso foi um desafio. “Foi muito desafiador, exigiu muito esforço, mas é preciso ter determinação e realmente habilidade para buscar o conhecimento. Só tenho a agradecer a Deus, a minha família e a toda a equipe de instrução por me permitirem e capacitarem para chegar até aqui”, comentou.

O 5º Curso de Formação de Motociclistas Socorristas do Samu ofertado pela Prefeitura de João Pessoa é um dos poucos do País e recebeu profissionais de diversas cidades e estados como Roraima, Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte, além da Paraíba.

Diferencial – Em João Pessoa, o serviço de motolância funciona também à noite, sendo uma das únicas cidades do Brasil com a assistência integral por 24h. Além disso, os equipamentos dos motociclistas socorristas também compõem o diferencial do serviço. Os uniformes possuem airbag de alta tecnologia e os capacetes são de nível profissional, semelhantes aos de pilotos do automobilismo, garantindo mais segurança aos profissionais durante o exercício da profissão.

Paraíba Master com informações da Prefeitura de João Pessoa

Relacionados