18 de agosto de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Orquestra Sinfônica da Paraíba executa Bach, com solo de flauta, e Beethoven no concerto desta quinta-feira

 Orquestra Sinfônica da Paraíba executa Bach, com solo de flauta, e Beethoven no concerto desta quinta-feira
#Compartilhe

Composições de dois alemães que estão entre os mais reverenciados da história da música clássica, Bach e Beethoven, serão executadas no concerto da Orquestra Sinfônica da Paraíba desta quinta-feira, 21 de agosto, com regência do maestro Gustavo de Paco de Gea e a participação, como solista, do flautista pernambucano radicado em Viena, na Áustria, James Strauss.

A apresentação começa às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, em João Pessoa. A entrada é gratuita, com distribuição de ingressos, a partir das 19h, na bilheteria da rampa 4, com limite de dois por pessoa.

As obras são “Suíte nº 2 em Si menor, para flauta e cordas”, de Johann Sebastian Bach, com solo de James Strauss, e a “5ª Sinfonia, em Dó menor, Op. 67”, de Ludwig van Beethoven.

“Depois do concerto popular que realizamos — um evento multitudinário com Lenine, concerto comemorativo pelo aniversário de João Pessoa —, agora, mostrando a diversificação da Orquestra Sinfônica da Paraíba, vamos apresentar, neste mês de agosto, uma programação essencialmente clássica, mas com obras amplamente conhecidas, mesmo pertencendo ao repertório erudito”, disse o maestro Gustavo de Paco.

“A primeira peça que vamos executar é a Suíte nº 2 para flauta e cordas, de Johann Sebastian Bach”, continuou. “Essa apresentação contará com a participação de um solista nordestino que atua internacionalmente como flautista solista, já tendo se apresentado em diversos países da Europa, América, América do Sul e Ásia. Trata-se de James Strauss, flautista pernambucano nascido no Recife, que, coincidentemente, está na cidade nestes dias e que a orquestra poderá acompanhar nesta apresentação”.

A Suíte nº 2 foi, provavelmente, a última das quatro suítes escritas por Bach. “É uma obra que apresenta, em alguns momentos, características bastante distintas. A obra é composta por sete movimentos, muito variados. Começa com um primeiro movimento de caráter dramático e intenso, seguido por várias danças populares da época barroca. Encerra-se com a Badinerie, o movimento mais popular e reconhecido da suíte”, explicou.

“Esse movimento exige grande virtuosismo do intérprete e, provavelmente, foi escrita por Bach em homenagem a um flautista de sua época, como forma de exibir todo o seu talento técnico. É uma peça amplamente conhecida, presente em diversas propagandas de televisão, e o público certamente a reconhecerá assim que ouvi-la”, observou Paco de Gea.

A 5ª Sinfonia de Beethoven dispensa comentários, como falou o maestro. “Trata-se de uma obra composta pelo mestre alemão entre 1804 e 1808, estreada justamente em um teatro de Viena no final de 1808 e dedicada ao príncipe Joseph von Lobkowicz e ao conde Andrey Razumovsky. Desde o primeiro momento foi um sucesso absoluto. Até hoje é uma das obras mais executadas em todo o mundo, tornando-se quase uma peça popular, tão reconhecida ao longo de cerca de 300 anos”, destacou.

“Assim, teremos a alegria de apresentar, na noite de 21 de agosto, duas peças clássicas, mas muito populares e queridas, que certamente despertarão entusiasmo e emoção no público”, concluiu.

O flautista James Strauss disse ser uma honra e uma alegria imensa poder se apresentar como solista da Orquestra Sinfônica da Paraíba. “Este concerto é, para mim, um momento de celebração e de reencontro com minhas raízes musicais. Foi aqui, na Paraíba, que iniciei meus estudos de flauta em 1988”, contou.

“Este evento se torna ainda mais especial, pois terei a oportunidade de dividir o palco com um grande mestre, o Maestro Gustavo de Paco de Gea, que, há 37 anos, foi meu primeiro professor e a quem devo a base de minha formação e meu amor pela música. Ter ele à frente da orquestra neste momento é um sonho realizado e um privilégio indescritível. Minha expectativa é de uma noite de muita emoção e de música de altíssimo nível para o público”, comemorou o solista.

O regente

Natural de Buenos Aires, Gustavo de Paco de Gea formou-se no Conservatório Juan José Castro. Atuou como flautista e docente em orquestras argentinas até 1978, quando passou a lecionar Flauta Transversal na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Fundou o Quinteto Latinoamericano de Sopros da UFPB, com apresentações no Brasil e no exterior.

Desde 1980, é primeiro flautista da Orquestra Sinfônica da Paraíba, destacando-se na promoção da música nordestina. Em 1985, assumiu o mesmo posto na Orquestra Sinfônica do Recife e no respectivo quinteto de sopros. Foi professor convidado do Centro de Criatividade Musical de Recife (1996–1997) e preparador da Orquestra Infantil da Paraíba.

Iniciou-se como maestro em 2001, fundando a Orquestra de Câmara Municipal de João Pessoa, onde atuou até 2010. Em 2012, tornou-se maestro da Orquestra Criança Cidadã e, em 2014, maestro assistente da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa. Rege a Orquestra Sinfônica da UFPB desde 2013 e, em 2022, assumiu a regência da Orquestra Sinfônica da Paraíba. Em 2025, foi convidado a dirigir a Orquestra Filarmónica de Río Negro, na Argentina.

O solista

James Strauss (flauta) – Reconhecido como um dos mais versáteis e expressivos flautistas da atualidade, construiu uma carreira internacional de destaque como solista, pesquisador e promotor da música de concerto.

Radicado em Viena, onde é professor da Wien Musik Akademie, tem se apresentado com importantes orquestras e grupos de câmara nas principais salas da Europa, Américas e Ásia, com um repertório que vai do barroco ao contemporâneo. É amplamente reconhecido por seu trabalho de resgate e estreia de obras raras, bem como por traduções históricas de repertório para flauta.

Em 2025, recebeu dois dos maiores reconhecimentos no meio musical europeu: a prestigiada Goldene Mozartmedaille da Mozartgemeinde Wien, por sua gravação integral das obras de Wolfgang Amadeus Mozart para flauta e o apoio da Carl Nielsen and Anne Marie Carl-Nielsen Foundation para a gravação integral das obras de Carl Nielsen para flauta, ambos lançados com exclusividade pela Universal Music.

Atualmente, James Strauss é o único artista brasileiro de música clássica com carreira discográfica ativa sob o selo Universal Music, com uma discografia elogiada pela crítica internacional e em constante expansão.

Seu mais recente álbum, “Promenadia Ecuatoriana”, dedicado à obra do compositor Gerardo Guevara, está concorrendo a uma indicação ao Latin Grammy 2025, representando um marco histórico para a música clássica da América Latina.

Entre seus projetos atuais estão a gravação das dez sonatas para violino e piano de Beethoven, nas versões históricas para flauta realizadas na época do compositor por Henri Altès e Johann Sedlatzek, e o projeto “Carlos Gomes: Virtuosismo e Lirismo”, ao lado da pianista Sonia Rubinsky, que resgata fantasias sobre óperas de Gomes compostas por flautistas italianos e brasileiros do século XIX, redescobertas em arquivos da França, Itália e Alemanha.

Com uma trajetória marcada por excelência artística e dedicação à música como patrimônio vivo, James Strauss reafirma seu compromisso com a beleza, a memória e a inovação no universo da flauta e da música de concerto.

Entrada – A entrada para o concerto é gratuita, mas só terão acesso as pessoas que retirarem o ingresso na bilheteria da rampa 4, que estará aberta às 19h. Os idosos, cadeirantes e demais pessoas com dificuldade de locomoção têm entrada acessível na lateral da Sala de Concertos, ao lado do palco da Praça do Povo. O programa deste concerto estará disponível na bio da página da OSPB no Instagram: @orquestra.ospb.

Serviço

Orquestra Sinfônica da Paraíba

5º Concerto Oficial da Temporada 2025

Regência: Maestro Gustavo de Paco de Gea

Solista: James Strauss (flauta)

Dia: 21 de agosto (quinta-feira)

Hora: 20h30

Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira, Espaço Cultural

Entrada: Gratuita, mas é necessário retirar ingresso na bilheteria a partir das 19h

Por Paraíba Master com Informações da ASCOMPB

Relacionados