Pedido de Asilo de Bolsonaro à Argentina Ganha Repercussão Internacional

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil | Reprodução
A descoberta de um rascunho de pedido de asilo político de Jair Bolsonaro à Argentina gerou grande repercussão internacional. O documento, encontrado em um dos celulares do ex-presidente durante investigação da Polícia Federal sobre a tentativa de golpe de Estado, tem atraído atenção da mídia global, incluindo veículos da América Latina, Estados Unidos e Europa. O jornal argentino Clarín e a agência Reuters destacaram a suspeita de que Bolsonaro estivesse buscando refúgio no governo de Javier Milei, mas sem confirmação de que o pedido tenha sido oficialmente enviado.
A minuta, que contém 33 páginas, foi encontrada em fevereiro de 2024 e revelou que Bolsonaro se via como vítima de “perseguição política” e temia por sua vida. Segundo o Financial Times, a revelação levanta a possibilidade de um plano de fuga deliberado. O caso também foi abordado pela Al Jazeera e o New York Times, que associaram o pedido de asilo à tentativa de anular o resultado das eleições e ao risco de prisão arbitrária.
O impacto do caso segue em alta, com especulações sobre o futuro de Bolsonaro, incluindo um possível julgamento com pena superior a 40 anos de prisão. A Polícia Federal apontou, ainda, que o ex-presidente teria tentado obter asilo na embaixada da Hungria pouco após a apreensão de seu passaporte.
O deputado Eduardo Bolsonaro reagiu criticando a investigação e negando qualquer tentativa de interferência política nos Estados Unidos, enquanto o STF deu um ultimato para que sua defesa explique o risco de fuga e as violações de medidas cautelares.
Por Paraíba Master