Senador Marcos do Val desafia decisão de Moraes e faz live exibindo tornozeleira eletrônica

Descumprindo determinação do ministro Alexandre de Moraes, o senador **Marcos do Val** (Podemos-ES) realizou uma transmissão ao vivo no YouTube, onde fez críticas ao magistrado do STF, exibiu a tornozeleira eletrônica que está usando e afirmou que poderia deixar o país a qualquer momento. A live teve 1h12 de duração.
Durante a transmissão, o parlamentar questionou a ordem de monitoramento eletrônico, declarou que não irá “recuar” e chamou Moraes de “idiota”. Desde 4 de agosto, Do Val cumpre medidas restritivas impostas pelo Supremo, incluindo o uso da tornozeleira, bloqueio de contas bancárias, cartões e chaves Pix, após retornar dos Estados Unidos com a família.
O senador ainda afirmou:
> “E se eu tiver que sair do Brasil, Alexandre, eu vou. Sou cidadão europeu e americano. É claro que eu vou sair. Tenta segurar um cidadão americano, não tem como. Vai comprar essa briga? Quer comprar mais essa briga?”.
Ele reiterou não ter cometido crimes e alegou ser vítima de “perseguição política”.
Restrições impostas pelo STF
Marcos do Val é investigado por obstrução de Justiça, acusado de divulgar informações do delegado da Polícia Federal Fábio Schor, responsável por processos envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Entre as medidas determinadas pelo Supremo estão:
* Recolhimento domiciliar noturno nos dias de semana e integral aos fins de semana;
* Devolução do passaporte diplomático;
* Bloqueio da verba de gabinete;
* Proibição de uso das redes sociais, inclusive por intermédio de terceiros;
* Destinação de 30% do salário do senador para pagamento de multa por descumprimento de decisões judiciais.
A defesa do congressista, no entanto, nega as infrações e sustenta que a viagem internacional realizada recentemente foi previamente comunicada ao STF e ao Senado.
Por Paraíba Master