25 de agosto de 2025
Abrir Player em Nova Janela

CPMI avança nas investigações sobre fraudes no INSS e pode convocar ex-ministros e ex-presidentes

 CPMI avança nas investigações sobre fraudes no INSS e pode convocar ex-ministros e ex-presidentes

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

#Compartilhe

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga fraudes no INSS se reúne nesta terça-feira (26) para votar 35 requerimentos, incluindo a convocação de ex-ministros da Previdência e ex-presidentes do órgão. O relator da comissão, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), também apresentará o plano de trabalho que definirá os próximos passos da investigação. A reunião, marcada para às 9h, pode contar ainda com a escolha do vice-presidente da CPMI, conforme informado pelo presidente da comissão, senador Carlos Viana (Podemos-MG).

Entre os nomes que podem ser chamados a depor estão os ex-ministros da Previdência Social Eduardo Gabas (governo Dilma), José Carlos Oliveira (governo Bolsonaro) e Carlos Roberto Lupi (governo Lula). Dez ex-presidentes do INSS também estão na lista de convocados, além do advogado Eli Cohen, apontado como um dos responsáveis pela descoberta das fraudes. Segundo a Agência Senado, a comissão também pode solicitar informações de órgãos como a Polícia Federal, a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Defensoria Pública da União (DPU).

As fraudes investigadas envolvem descontos irregulares nas aposentadorias e pensões de beneficiários do INSS, com desvios estimados em R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024. As investigações da PF e da CGU levaram à criação da CPMI, que terá um prazo de 180 dias para apurar os fatos. Em resposta, o governo federal disponibilizou recursos para ressarcir os prejudicados com o esquema.

A CPMI foi instaurada após um requerimento apresentado pelas senadoras Damares Alves (Republicanos-DF) e Coronel Fernanda (PL-MT) e obteve o apoio de 223 deputados e 36 senadores. A comissão visa esclarecer os responsáveis pelas fraudes e buscar medidas para evitar que o esquema se repita.

Por Paraíba Master

Relacionados