Escola Municipal de João Pessoa se classifica para etapa nacional das Olimpíadas Brasileira de Robótica

Foto: reprodução
A Rede Municipal de Ensino de João Pessoa garantiu vaga na etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que será realizada no mês de outubro, em Vitória (ES). A equipe Cyber Minds da Escola Municipal Professor Francisco Pereira da Nóbrega conquistou o 1º lugar na etapa estadual, na modalidade Resgate Nível, em evento encerrado neste domingo (24), no Espaço Cultural José Lins do Rego.
Outras escolas municipais também conquistaram premiações extras no Nível 1, como ‘Melhor Escola Pública’, ‘Programação’, ‘Designer’, ‘Inovação’, além de premiação no Nível 2, como ‘Designer’. “A presença ampla das escolas do município com equipes apresentando robôs e projetos com elevado nível de designer, programação e inovação, só reforça que os investimentos contínuos da gestão na implantação de espaços make, salas interativas e aquisição de kits de robótica para todas as unidades, contemplando da creche ao ensino fundamental II, além da formação continuada dos profissionais, que têm obtido bons resultados. Não são só palavras e sim ação”, afirmou Elisson Abreu Dutra, diretor do Departamento de Informática Escolar da Sedec.
Participaram da etapa estadual 454 equipes de escolas públicas e privadas da Paraíba. Dentre estas, 138 equipes eram de 49 escolas da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa, o que representa mais de 600 alunos apresentando seus trabalhos nos quatro dias da OBR.
Premiações – Além da primeira colocação na modalidade ‘Resgate Nível 1’, a Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa conquistou, através dos seus alunos e professores, o 2º e 3º lugar na categoria ‘Artística Nível 1’ com as equipes Cyber Divas, da Escola Municipal Américo Falcão, e a Major Dancing Bot, da Escola Municipal José de Barros Moreira. O segundo lugar ‘Artística Nível 2’ ficou com a equipe Bunny Dance 2, da Escola Municipal Antônio dos Santos Coelho.
As conquistas ultrapassaram os pódios das modalidades ‘Resgate e Artística’. A premiação extra de ‘Melhor Escola Pública’, na modalidade ‘Resgate Nível 1’, ficou com a equipe Rabbit Rescue 1, da Escola Municipal Antônio Santos Coelho Neto; ‘Programação’, com a equipe Phoenix, da Escola Municipal Ativa Integral (EMAI) Frei Afonso.
Quem levou a premiação extra de ‘Designer’ foi a equipe Desbravadores, da EMAI Professor Paulo Freire; e ‘Inovação’, com a equipe Technoblade, da EMAI Frei Afonso.
Na modalidade ‘Nível 2’, a Escola Municipal José de Barros Moreira conquistou a premiação extra de ‘Designer’ com a equipe Major Advanced 2. “Os primeiros lugares de cada modalidade já têm garantida a vaga na etapa Nacional da OBR. Como aconteceu em edições anteriores, pode ocorrer de serem abertas mais vagas na Nacional e, caso isso venha a ocorrer, serão chamadas as colocações seguintes (2 e 3 lugares de cada modalidade)”, explicou o representante estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica na Paraíba, Fagner Ribeiro.
Premiações:
1º lugar modalidade Resgate Nível 1
Equipe: Cyber Minds
Escola: EM Professor Francisco Pereira da Nóbrega
2º lugar Artística Nível 1
Equipe: Cyber Divas
Escola: EM Américo Falcão
3º lugar Artística Nível 1
Equipe: Major Dancing Bot
Escola: EM José de Barros Moreira
2º lugar Artística Nível 2
Equipe: Bunny Dance 2
Escola: EM Antônio dos Santos Coelho
Premiações Extra Nível 1
Melhor Escola Pública
Equipe: Rabbit Rescue 1
Escola: EM Antônio Santos Coelho Neto
Programação
Equipe: Phoenix
Escola: EMAI Frei Afonso
Designer
Equipe: Desbravadores
Escola: EMAI Professor Paulo Freire
Inovação
Equipe: Technoblade
Escola: EMAI Frei Afonso
Premiações Extra Nível 2
Designer
Equipe: Major Advanced 2
Escola: EM José de Barros Moreira
Paraíba Master com informações da Prefeitura de João Pessoa