Lula defende ampliação de relações comerciais entre Brasil e Nigéria

Foto: reprodução
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (25) que o Brasil pretende ampliar o fluxo comercial com a Nigéria e ressaltou que ambos os países seguem apostando no livre comércio em um cenário internacional marcado pelo ressurgimento do protecionismo e do unilateralismo. As declarações foram feitas durante visita de Estado do presidente nigeriano Bola Tinubu ao Palácio do Planalto, em Brasília.
Lula destacou que o intercâmbio entre os dois países caiu de US$ 10 bilhões em 2014 para US$ 2 bilhões em 2023, lembrando que a Nigéria é o quarto maior parceiro comercial brasileiro na África. De acordo com o Agência Brasil, o presidente citou como áreas de potencial cooperação a agricultura, pecuária, petróleo, gás, fertilizantes, aeronaves e máquinas.
O chefe do Executivo também reforçou a “dívida histórica” do Brasil com o continente africano, em razão dos 350 anos de escravidão, defendendo que a reparação deve ser feita por meio de solidariedade, transferência de tecnologia e assistência no desenvolvimento agrícola.
Por sua vez, Tinubu ressaltou que a Nigéria tem uma população jovem pronta para trocar experiências e que busca parcerias na produção de medicamentos genéricos e na exploração de gás natural, incluindo diálogo direto com a Petrobras.
Novos acordos e cooperação
Durante o encontro, foram assinados cinco atos bilaterais, entre eles:
-
Acordo de aviação civil, que permitirá a criação de um voo direto entre São Paulo e Lagos, operado pela companhia aérea Air Peace.
-
Memorandos de entendimento para a formação de diplomatas, consultas políticas, cooperação em ciência, tecnologia e inovação, além de parcerias entre o BNDES e o Banco de Agricultura da Nigéria (BoA).
Lula também anunciou que o Brasil enviará, ainda neste semestre, um adido da Polícia Federal para Abuja, com o objetivo de fortalecer o combate ao crime organizado, terrorismo e tráfico internacional de drogas.
A visita foi marcada por um almoço no Palácio do Itamaraty e encontros de Tinubu com autoridades dos Três Poderes, além da participação no Fórum Empresarial Nigéria-Brasil, ao lado do vice-presidente Geraldo Alckmin.
Por Paraíba Master