Senado debate causas e soluções para combater a violência contra a mulher

Foto: Reprodução/Agência Senado
Na terça-feira (26), o Senado Federal realiza uma sessão temática para discutir o aumento dos feminicídios e as falhas no combate à violência doméstica. A proposta, de autoria da senadora Leila Barros (PDT-DF), conta com o apoio de 28 outros parlamentares e tem como objetivo buscar soluções para reduzir esses crimes, além de fortalecer a rede de proteção às vítimas.
De acordo com dados do Atlas da Violência 2024, publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 36,6% dos homicídios de mulheres em 2022 foram classificados como feminicídios, totalizando mais de 1.300 vítimas. A pesquisa também revelou que, apesar dos avanços legislativos, a violência doméstica continua sendo um problema grave, com 30% das mulheres brasileiras já tendo sofrido algum tipo de agressão. O debate no Senado, conforme informa a Agência Senado, propõe ajustes na legislação e uma análise sobre a eficácia dos serviços de apoio às mulheres, como casas-abrigo e delegacias especializadas.
A senadora Leila Barros destaca a importância de abordar o problema sob diferentes perspectivas: social, jurídica, psicológica e educacional. Além disso, ela defende a necessidade de examinar a rede de proteção, visando um combate mais efetivo à cultura de violência contra a mulher e a punição dos agressores.
Por Paraíba Master