27 de agosto de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Pessoas com Autismo Garantem Atendimento Prioritário na Saúde Pública da Paraíba

 Pessoas com Autismo Garantem Atendimento Prioritário na Saúde Pública da Paraíba

Foto: Reprodução/iStock

#Compartilhe

Uma nova lei garante atendimento prioritário para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas unidades de saúde pública da Paraíba. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (27) e promete melhorar o acesso a serviços essenciais para este público.

A principal mudança é a introdução de uma pulseira de classificação de risco, com um símbolo semelhante ao quebra-cabeça, para identificar pessoas com autismo nas unidades de saúde. A pulseira será usada em hospitais, maternidades, unidades de Atenção Primária à Saúde e outros serviços da rede pública.

De acordo com a nova legislação, profissionais da saúde deverão orientar os acompanhantes e sinalizar à equipe sobre a prioridade no atendimento de pessoas com TEA. Essa ação visa proporcionar um cuidado mais ágil e específico, respeitando as necessidades dos pacientes.

A lei, de autoria do deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB), foi promulgada pelo presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino (Republicanos), e entrou em vigor imediatamente.

Segundo o Portal G1 Paraíba, essa é uma importante conquista para a inclusão e o respeito aos direitos das pessoas com autismo, que passam a contar com uma identificação clara e um tratamento diferenciado nas unidades de saúde do estado.

Por Paraíba Master

Relacionados