28 de agosto de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Projeto Aprovado na Câmara Facilita Crédito para Energia Solar no Campo

 Projeto Aprovado na Câmara Facilita Crédito para Energia Solar no Campo

Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

#Compartilhe

A Câmara dos Deputados aprovou uma nova proposta que facilita o acesso de agricultores familiares a financiamentos para investimentos em energia solar. O projeto visa criar cooperativas de geração compartilhada de energia fotovoltaica, com foco na produção rural. A medida prevê um fundo de garantia de R$ 400 milhões para apoiar cooperativas, além de garantir que as energias geradas sejam utilizadas integralmente para as atividades agropecuárias das propriedades. Com a aprovação, o texto agora segue para o Senado.

O projeto, proposto pelo deputado Pedro Uczai (PT-SC), também cria dois programas que incentivam práticas sustentáveis, como os Sistemas Agroflorestais de Base Agroecológica e as Florestas Produtivas. Estes programas visam, entre outras coisas, a recuperação de áreas degradadas e a promoção de práticas agrícolas resilientes e diversificadas, alinhadas com a transição energética e a preservação ambiental.

A ideia é descentralizar a produção de energia e garantir que o acesso à energia renovável chegue a pequenos produtores de todo o Brasil, fortalecendo a sustentabilidade econômica das cooperativas e ampliando a participação da agricultura familiar na economia verde. Segundo o Portal da Agência Câmara de Notícias, o projeto é visto como uma solução inovadora que beneficia diretamente os agricultores que atualmente enfrentam dificuldades no acesso a políticas de apoio à produção de energia.

Embora a proposta tenha gerado debates sobre sua abrangência e possível viés eleitoral, ela foi aprovada com o objetivo de promover uma agricultura mais eficiente, sustentável e integrada com as novas fontes de energia.

Por Paraíba Master

Relacionados