Projeto Aprovado na Câmara Facilita Crédito para Energia Solar no Campo

Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
A Câmara dos Deputados aprovou uma nova proposta que facilita o acesso de agricultores familiares a financiamentos para investimentos em energia solar. O projeto visa criar cooperativas de geração compartilhada de energia fotovoltaica, com foco na produção rural. A medida prevê um fundo de garantia de R$ 400 milhões para apoiar cooperativas, além de garantir que as energias geradas sejam utilizadas integralmente para as atividades agropecuárias das propriedades. Com a aprovação, o texto agora segue para o Senado.
O projeto, proposto pelo deputado Pedro Uczai (PT-SC), também cria dois programas que incentivam práticas sustentáveis, como os Sistemas Agroflorestais de Base Agroecológica e as Florestas Produtivas. Estes programas visam, entre outras coisas, a recuperação de áreas degradadas e a promoção de práticas agrícolas resilientes e diversificadas, alinhadas com a transição energética e a preservação ambiental.
A ideia é descentralizar a produção de energia e garantir que o acesso à energia renovável chegue a pequenos produtores de todo o Brasil, fortalecendo a sustentabilidade econômica das cooperativas e ampliando a participação da agricultura familiar na economia verde. Segundo o Portal da Agência Câmara de Notícias, o projeto é visto como uma solução inovadora que beneficia diretamente os agricultores que atualmente enfrentam dificuldades no acesso a políticas de apoio à produção de energia.
Embora a proposta tenha gerado debates sobre sua abrangência e possível viés eleitoral, ela foi aprovada com o objetivo de promover uma agricultura mais eficiente, sustentável e integrada com as novas fontes de energia.
Por Paraíba Master