29 de agosto de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Secretaria de Saúde realiza programação alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Fumo

 Secretaria de Saúde realiza programação alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Fumo

Foto: reprodução

#Compartilhe

Nesta sexta-feira (29) é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Fumo no Brasil. A data foi instituída no ano de 1986, através da Lei nº 7.488, visando a conscientização da população sobre os malefícios do tabagismo e a importância de abandonar o vício, que pode acarretar problemas sérios de saúde e levar à morte.

Em João Pessoa, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS-JP) coordena o Programa de Controle do Tabagismo no âmbito do Município, conforme orientação da Coordenação Nacional do Programa de Controle do Tabagismo/ Instituto Nacional do Câncer (INCA/MS).

Por meio Vigilância Epidemiológica e da Sessão de Doenças e Agravos não Transmissíveis (DANT), em parceria com o Comitê Contra o Tabagismo da Associação Médica da Paraíba (AMPB), será desenvolvido nesta sexta-feira (29), das 14h às 17h, no auditório do Hospital Universitário Lauro Wanderley, um Simpósio de Atualização em Pneumologia, com ênfase no Dia Nacional de Combate ao Fumo.

No evento, serão realizadas diversas palestras com várias temáticas, a exemplo da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), tendo a abordagem da pneumologista Gerlania Simplício. Outro tema proposto será a Investigação de Dispneia, desenvolvido pela Drª Camila Costa. Asma Brônquica também será um dos temas do Simpósio, administrado pela Drª Eliauria Martins. O pneumologista Sebastião Costa falará sobre investigação da tosse e o diagnóstico e tratamento do tabagismo e, por fim, o Dr. Rodolfo Bacelar, deverá versar sobre as nocividades do cigarro eletrônico.

Rodas de diálogo e ‘Chá Literário’- Os serviços que oferecem o combate ao tabagismo na Rede Municipal de João Pessoa vão realizar rodas de diálogos nas unidades de saúde onde tem o programa, sobre cigarros eletrônicos (vapes), trabalho de conscientização e prevenção, com o objetivo de informar aos usuários sobre os riscos à saúde. Essas ações incluem palestras educativas para sensibilizar a população sobre os perigos causados pelo cigarro. A Policlínica Municipal de Jaguaribe, vai fazer um ‘Chá Literário’ com os usuários do programa e o lançamento do livro do usuário Amaro Guimarães Filho.

De acordo com Niviane Ribeiro, coordenadora do Programa de Tabagismo do Município de João Pessoa, a melhor opção, tanto para o consumo dos cigarros eletrônicos quanto dos convencionais, é sempre parar de fumar. “Fico muito feliz com os avanços do programa de tabagismo em João Pessoa, e pela equipe multiprofissional que temos, em fazer o grande diferencial de ajudar tantas pessoas que querem parar de fumar. Nossos profissionais desempenham um papel crucial na conscientização, educação e acompanhamento de pacientes que desejam parar de fumar, além de participarem do planejamento individual de cada paciente”, exaltou a coordenadora.

Tratamento e atendimento – A SMS-JP tem a oferta de tratamento e atendimento aos pacientes em oito serviços, além da prevenção para que o hábito não atinja mais pessoas.

O tratamento consiste em encontros individuais ou em grupos com médico e equipe multiprofissional. Inicialmente, são quatro encontros semanais e, ao longo do avanço do paciente, as reuniões passam a ser quinzenais e mensais, com duração de um ano. O objetivo é avaliar o grau de dependência em relação ao cigarro e traçar um plano terapêutico individual, da abordagem cognitivo-comportamental e medicamentoso, se necessário.

Números – O programa de combate ao tabagismo existe desde o ano de 2006 em João Pessoa. Desde o seu início até o último mês de maio deste ano, 5.024 usuários participaram do programa, dentre os quais, 1.702 abandonaram o vício e pararam de fumar com a abordagem cognitiva e apoio medicamentoso.

Serviços disponíveis para quem deseja parar de fumar – Os serviços disponíveis na Rede Municipal de Saúde de João Pessoa para quem deseja parar de fumar vão desde Unidades de Saúde da Família (USFs), Centros de Atenção Psicossociais (Caps) até as Policlínicas Municipais.

O programa de combate ao tabagismo encontra-se disponível nas Policlínicas Municipais do Cristo, Mandacaru e Jaguaribe, nas Unidades de Saúde da Família do Bessa e do Grotão, nos Caps AD Davi Capistrano e Caps AD Jovem Cidadão, em Tambauzinho, e também no Hospital Universitário Lauro Wanderley, na UFPB.

O Caps AD III David Capistrano realiza, em média, o acompanhamento de 375 pacientes por mês, oferecendo atendimentos em diversas áreas da saúde: Psicologia, Psiquiatria, Serviço Social, Enfermagem, Farmácia e Nutrição. A unidade também dispõe de atendimento por demanda espontânea, funcionando 24 horas por dia, todos os dias da semana, garantindo acolhimento imediato a quem necessita de cuidado em saúde mental relacionado ao uso de álcool e outras drogas.

Como o cidadão pode ter acesso – Todo cidadão que deseja abandonar o cigarro, deve comparecer a um dos serviços acima citados, onde fará uma anamnese clínica. O processo terapêutico se dá de forma grupal (com uma média 15 a 20 pessoas por grupo), tendo a duração de um ano, com encontros semanais, quinzenais e mensais, realizando abordagem cognitiva comportamental (Suporte Psicológico) e auxílio medicamentoso caso necessite (adesivo transdérmico de nicotina, goma de mascar e pastilhas de nicotina e comprimidos). Durante o tratamento, poderão ser implementadas as Práticas Integrativas e Complementares, como floral, auriculoterapia e relaxamento.

Paraíba Master com informações da Prefeitura de João Pessoa

Relacionados