É falso que o presidente dos EUA, Donald Trump, tenha morrido; entenda

Foto: reprodução
Circulam nas redes sociais desde a madrugada deste sábado (30) boatos de que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teria morrido. A informação é falsa.
As publicações alegavam que a ausência de compromissos oficiais na agenda do republicano neste fim de semana e a falta de declarações públicas desde terça-feira (27) seriam indícios de sua morte. Além disso, usuários retomaram a circulação de uma foto que mostrava um hematoma na mão do presidente para sugerir problemas graves de saúde. Outro argumento utilizado foi o hasteamento da bandeira americana a meio-mastro na Casa Branca, interpretado equivocadamente como sinal de falecimento ou luto oficial pela morte de um presidente.
No entanto, uma foto registrada pela Agência France-Presse (AFP) na manhã deste sábado mostra Trump saindo da Casa Branca acompanhado da neta Kai Trump, em comitiva presidencial rumo ao campo de golfe Trump National, em Sterling, na Virgínia.
A correspondente da Globo em Washington, Raquel Krähenbühl, também informou que a agenda de Trump já não previa compromissos públicos para o fim de semana, mas jornalistas estavam escalados para acompanhar o deslocamento do presidente ao campo de golfe.
De acordo com o Agência Brasil, o motivo para o hasteamento da bandeira a meio-mastro é um decreto assinado por Trump no dia 27 de agosto, em razão do ataque a uma igreja em Minneapolis, que deixou duas crianças mortas e 17 pessoas feridas. O documento determina que a bandeira permaneça a meio-mastro em todos os prédios e instalações públicas dos EUA até o pôr do sol de 31 de agosto.
Quanto à mancha roxa na mão do presidente, a equipe de comunicação informou que se trata de uma irritação causada pelo excesso de apertos de mão e pelo uso de aspirina no tratamento cardiovascular. Em julho, Trump foi diagnosticado com insuficiência venosa crônica, condição que pode provocar inchaços e hematomas, especialmente em pessoas acima dos 70 anos. O presidente completou 79 anos em 14 de junho.
Por Paraíba Master