1 de setembro de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Ciclo de Formação Interna da FCJA aborda cinema e trajetória do jornalista Wills Leal

 Ciclo de Formação Interna da FCJA aborda cinema e trajetória do jornalista Wills Leal

Foto: Divulgação

#Compartilhe

A Unidade Tambaú da Fundação Casa de José Américo (FCJA) realiza no próximo dia 11, a partir das 9h, o segundo módulo do Ciclo de Formação Interna, destinado aos servidores da instituição. Desta vez, o tema será ‘Wills Leal e a Formação da Academia de Cinema: Trajetória e Contribuições’ e o formador será o professor João de Lima, pesquisador da FCJA e presidente da Academia Paraibana de Cinema (APC).

Escritor, jornalista, professor, pesquisador e crítico de cinema, Wills Leal nasceu em Alagoa Nova, em 18 de setembro de 1936. Morreu na capital paraibana no dia 7 de maio de 2020. Era graduado em Filosofia, na Faculdade de Filosofia de João Pessoa (Fafi); e bacharel em Línguas Neolatinas, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Também era especialista em Língua e Literatura Francesa, pela UFPB.

Deixou várias publicações, entre elas ‘Nordeste no Cinema’, ‘Cinema e Província’, ‘Aventura do Amor Atonal’, ‘Verbo e Imagem’, ‘Discursos Cinematográficos dos Paraibanos’, ‘Memorial da Festa das Neves’, ‘No Tempo do Lança-Perfume’, ‘A Saga de um Grande Clube’, ‘Iate nos seus 25 anos’, ‘Era feliz e não sabia’ e ‘O real e virtual no turismo da Paraíba’.

Wills Leal era filho de Antônio Leal Ramos e Ana Meira Leal Ramos (Dona Neném). Aprendeu as primeiras letras em casa com o seu pai, prosseguindo no Grupo Escolar Estadual de Alagoa Nova, onde concluiu o curso primário. Mudou-se para a capital paraibana para complementar os estudos, e matriculou-se no Liceu Paraibano e, em seguida, na Academia de Comércio Epitácio Pessoa.

Poliglota, o professor Wills foi incentivado pelo tio, José Leal Ramos, considerado o decano da imprensa paraibana, e ingressou nos meios de comunicação iniciando a carreira como revisor do jornal O Norte, ascendendo depois à condição de colunista e articulista. Como professor, lecionou Língua e Literatura Francesa no Conservatório Antenor Navarro e na Escola de Formação de Professores.

Nas atividades relacionadas ao turismo, exerceu o cargo de diretor de Eventos e Operações na Empresa Paraibana de Turismo (PBTur). Sempre ligado às atividades jornalísticas e do turismo, teve a oportunidade de viajar muito, conhecendo quase todos os países do mundo. Durante três anos, foi o promotor no estado da Paraíba do Concurso Miss Paraíba, com reconhecimento nacional.

Nos anos de 1960, liderou um grupo de amigos fundando o Clube dos Solteiros, instalado na Boate Maravilha, na Praia de Tambaú. Atuou na imprensa como crítico cinematográfico, divulgando os seus trabalhos nos jornais, em revistas especializadas e até no exterior. Em 2009 fundou junto com outros amigos a Academia Paraibana de Cinema (APC). Era associado da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet). Ingressou na Academia Paraibana de Letras (APL) em 29 de maio de 1992.

Paraíba Master com informações do Governo da Paraíba

Relacionados