Fraude à cota de gênero leva TRE-PB a cassar mandatos do MDB em cidade do Sertão

Foto: Reprodução
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) decidiu manter a cassação dos diplomas dos vereadores eleitos e suplentes do MDB no município de Ibiara, no Sertão paraibano. A decisão, unânime, reconheceu que houve fraude à cota de gênero nas eleições municipais, com candidaturas femininas apenas formais, sem campanha real e com votações mínimas — três e oito votos, respectivamente.
De acordo com o Jornal da Paraíba, as candidatas Maria Jaine Ramalho Dantas e Carla Betânia Alves de Sousa foram incluídas apenas para preencher a cota obrigatória de gênero. Elas apresentaram contas padronizadas, sem despesas típicas de campanha, o que reforçou a constatação da irregularidade. Com isso, os votos do MDB em Ibiara foram anulados, os vereadores eleitos perderam seus mandatos e os suplentes também tiveram os diplomas cassados.
A decisão será enviada ao juízo da 41ª Zona Eleitoral para execução imediata. Após o trânsito em julgado, haverá nova totalização dos votos no município, o que pode mudar completamente a composição da Câmara de Ibiara. Além disso, as duas candidatas foram declaradas inelegíveis por oito anos.
Por Paraíba Master