2 de setembro de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Aeroporto Castro Pinto terá sala multissensorial para acolher passageiros neurodivergentes; confira imagens

 Aeroporto Castro Pinto terá sala multissensorial para acolher passageiros neurodivergentes; confira imagens

Foto: Jonilton Lima

#Compartilhe

O Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, localizado em Bayeux (PB), está prestes a inaugurar uma sala multissensorial voltada ao acolhimento de passageiros com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras neurodivergências. A informação foi confirmada pela Aena, concessionária que administra o terminal, nesta terça-feira (2). Segundo a empresa, as obras do espaço já foram finalizadas e a inauguração está prevista ainda para o mês de setembro.

Instalada dentro da sala de embarque, a estrutura faz parte do Programa de Acolhimento ao Passageiro com TEA, promovido pelo Ministério de Portos e Aeroportos. Ao todo, mais de dez ambientes com essa proposta já foram implantados em aeroportos brasileiros.

A proposta das salas multissensoriais é oferecer um espaço de descompressão, isolado de estímulos que podem causar desconforto sensorial, como sons altos, avisos luminosos e aglomerações. O ambiente inclui recursos como painéis sensoriais, cascata de fibra ótica, efeitos sonoros suaves (como som de água corrente), almofadas com texturas específicas e poltronas similares às das aeronaves, tudo pensado para proporcionar acolhimento e bem-estar.

Um diferencial tecnológico do espaço é a automação dos equipamentos, que podem ser controlados remotamente por meio de soluções em Internet das Coisas (IoT) e inteligência artificial. Isso permite a adaptação do ambiente de acordo com as necessidades do usuário, promovendo uma experiência mais confortável e segura.

Além da unidade paraibana, a Aena já implantou salas semelhantes nos aeroportos de Congonhas (SP), Recife (PE) e Campo Grande (MS). Em Aracaju (SE), João Pessoa (PB) e Campina Grande (PB), os espaços estão em fase de testes (soft opening) e devem ser oficialmente inaugurados de acordo com a agenda do Ministério.

A criação e execução dos ambientes ficaram a cargo da empresa Neurobrinq, especializada em desenvolver espaços sensoriais inclusivos. Outras unidades dos chamados Espaços TEA já foram instaladas também nos aeroportos de Uberlândia, Uberaba, Montes Claros, Santarém, Marabá, Altamira, Carajás, Juazeiro do Norte, Corumbá e Ponta Porã.

Como parte da iniciativa de conscientização, a cartilha “Inclusão Dentro e Fora do Avião”, escrita pela especialista Aline Campos, será distribuída aos passageiros. O material tem como objetivo orientar o público sobre os desafios enfrentados por pessoas neurodivergentes durante suas viagens.

                                               

Por Paraíba Master

Relacionados