Projeto de Natação em Águas Abertas é ampliado e ultrapassa 1,6 mil atendimentos por mês

Fotografia: Rayan Rosivelt / Sejer
Promovido pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), o projeto de Natação em Águas Abertas tem transformado a rotina de centenas de pessoenses que buscam saúde, qualidade de vida e até mesmo o alto rendimento esportivo. Com mais de três anos de funcionamento, a iniciativa começou na praia do Cabo Branco e, desde maio de 2023, foi ampliada para a orla do Bessa, atendendo uma demanda crescente por práticas esportivas ao ar livre.
Atualmente, o projeto oferece desde aulas de iniciação até treinos voltados ao desempenho competitivo, com o objetivo de valorizar, inspirar e cuidar da população, por meio da atividade física regular e do contato direto com a natureza.
“O projeto tem início às 5h30 da manhã e funciona muito bem. Mas precisamos ampliar ainda mais para atender todas as faixas etárias da população. A ideia é que seja algo acessível para todo o povo de João Pessoa”, afirmou o secretário de Esportes do Município, Zezinho Botafogo.
Além dos benefícios físicos e emocionais, o projeto também se destaca por promover um ambiente de acolhimento e bem-estar. Para a professora Fabíola Sobral, que atua na praia do Bessa, a natação em águas abertas tem impacto direto na saúde e autoestima dos alunos.
“É um projeto que chamamos de ‘farmácia natural’ para os nadadores e futuros atletas. O mar, o exercício, a convivência… tudo isso gera um efeito transformador”, comentou.
Atendimentos e horários – Somando os dois polos, Cabo Branco e Bessa, o projeto realiza cerca de 400 atendimentos semanais, totalizando aproximadamente 1.600 atendimentos mensais. No polo do Bessa, já são mais de 130 alunos participando regularmente das aulas.
Paraíba Master com informações da Prefeitura de João Pessoa